A partir de 15 de janeiro, o pagamento em dinheiro físico nos autocarros públicos começará a ser gradualmente eliminado, com início nas rotas do Giramais em Luanda, Benguela, Huambo, Malanje, Cabinda e Huíla. A informação foi divulgada em um comunicado oficial da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI). O valor mínimo diário de carregamento do passe será reduzido de 1.500 Kz para 600 Kz, com o objetivo de tornar o transporte mais acessível.
Em Luanda, as rotas afetadas incluem a avenida Deolinda Rodrigues (Km 30 – 1º de Maio), avenida Fidel de Castro (Via Expressa – Vila de Cacuaco) e a estrada de Cacuaco (Vila de Cacuaco – São Paulo/Baleizão). Em Benguela, a mudança abrange a rota Baía Farta-Benguela-Catumbela-Lobito, enquanto na Huíla, inclui Estátua da Liberdade-Centralidade da Quilengues e Eiwa–Mercado do Mutundo. Já em Cabinda são as rotas Chilongo – Pioneiro Zeca e Chilongo – Subantando.
A ENBI anuncia que os cidadãos portadores de passes Giramais podem fazer o carregamento dos cartões em postos de atendimento fixos e móveis, distribuídos nas seis províncias de atuação, ou usar os canais digitais disponíveis como o Unitel Mobile Money. A campanha de emissão gratuita do passe Giramais regular da “Campanha da Dipanda”, foi encerrada no dia 31 de dezembro de 2024.
Informações: Jornal de Angola