A 39ª edição da Technibus, de dezembro de 1997, trazia os projetos vencedores do 30º Concurso de Pintura de Frotas e Comunicação Visual, promovido pelas revistas Technibus e Transporte Moderno. Naquele ano, a grande premiada foi a Viação Normandy do Triângulo. O júri também atribuiu menções honrosas para a Auto Viação 1001, do Grupo JCA, com um trabalho desenvolvido pela Missemota Arquitetura & Design, e para a OK Turismo, de São Paulo, com um projeto assinado por Selma Aparecida Bueno.
Para marcar o 30º ano do concurso, os jurados elegeram os destaques da segunda e terceira década. “Ao final da análise, os jurados indicaram a pintura da São Geraldo como a melhor da segunda década do concurso e a da empresa de ônibus Tucuruvi como a mais expressiva nos últimos dez anos, com as seguintes explicações: há um grande equilíbrio entre a logomarca e as cores; o design tem força de expressão, já que comunica muito bem a utilidade do veículo”, informava a reportagem.
Em 2025, o concurso continua sendo uma referência para todo o setor. As inscrições para a 56ª edição do tradicional evento estão abertas e terminam em 28 de outubro. E mais uma vez serão escolhidos os trabalhos que mais se destacam nos segmentos de rodoviário de passageiros, metropolitano de passageiros e transporte de cargas.
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Rodoviário
Mas, voltando a edição de 1997 da Technibus, um dos principais temas abordados eram as dificuldades enfrentadas pelo segmento de transporte rodoviário de passageiros à época. O cenário era bem diferente do atual, em que a procura pelas viagens de ônibus está crescendo devido aos altos custos das passagens aéreas e a melhoria dos serviços das empresas do setor.
O editor-chefe, Ariverson Feltrin, alertava em seu editorial sobre a fuga de passageiros, e destacava as iniciativas para reverter essa situação nos anos 90:
“Vem caindo o movimento de passageiros transportados nas linhas rodoviárias, como revelam as estatísticas. A queda em relação ao ano passado está atingindo 10% nos embarques, fato determinado por um conjunto de influências, desde a recessão econômica que traz o desemprego até o avanço do transporte individual, determinado pelas facilidades de financiamento e dos preços relativamente baixos da gasolina. Para combater a queda no número de passageiros, algumas empresas de ônibus elegeram medidas alternativas para atenuar os efeitos. No elenco de providências está o uso da carroceria com 14 m de comprimento, como forma de conciliar o aumento de passageiros por veículo com o conforto para o usuário através do maior espaçamento entre as poltronas. O ar-condicionado, um equipamento cada vez mais utilizado, é outra forma de atrair e conservar o cliente.”
A 39ª edição da Technibus apresentava cases de empresas que estavam investindo em qualidade e serviços diferenciados para conquistar os passageiros. Uma delas era a Real Expresso. “Quem quer qualidade precisa estar com os ouvidos abertos ao cliente. Neste sentido, a Real é pioneira na ação do
ombudsman, o ouvidor das queixas e sugestões dos usuários.”
Outra iniciativa, bastante inovadora para a época era a entrega de passagens em domicílio. A ainda a “venda do bilhete através de cartões de crédito e ponto de parada diferenciada — o Posto Antares, em Uberaba, por exemplo — são outras ações que causaram impacto positivo aos clientes.”
Outros assuntos
A Technibus 39 trazia ainda reportagens sobre o lançamento da segunda geração de de ônibus a gás da Mercedes-Benz. “Dez anos após iniciar a fabricação em série do seu primeiro motor a gás natural, a Mercedes-Benz lança o ônibus OH-1621 L Gás, que polui menos, faz menos barulho e é mais confortável”, informava a publicação.
Outro destaque era o aumento da demanda por micro-ônibus. “Um produto execrado durante décadas pelo mercado, o micro-ônibus, de repente, por obra da competição imposta pelos perueiros, teve seus números de produção colocados em destaque. De janeiro a novembro de 1997 os encarroçadores associados da Fabus produziram 1.276 micro-ônibus, 164,7% de crescimento em cotejo com 482 unidades montadas em igual período de 1996.”
Confira a edição completa da 39ª Technibus.
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