TECHNIBUS NA HISTÓRIA

Anos 90: municípios buscavam a modernização do sistema de transporte

Em julho de 1993, a 13ª edição da revista Technibus trazia uma reportagem de capa sobre o projeto de integração do sistema de transporte de Fortaleza (CE), que completava um ano. A cidade também havia modernizado a sua frota para oferecer ao usuário um transporte mais eficiente. Entre os avanços com o novo modelo, se destacava o aumento da velocidade média e o fato de os passageiros passarem a pagar apenas uma tarifa, o que trouxe uma redução dos usuários que passavam pelas catracas.

O secretário de transportes da cidade na época, Thomaz Lima de Carvalho Rocha, afirmava que o sistema integrado estava contribuindo para o desfavelamento de Fortaleza, pois com um transporte mais eficiente, a população poderia residir na periferia, onde os custos eram mais baixos, e trabalhar nas regiões mais centrais.

Por outro lado, empresários ouvidos pela reportagem desaprovaram a integração e reclamavam da defasagem tarifária. A edição traz ainda uma entrevista com Francisco Feitosa de Albuquerque Lima, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Ceará (Setpec), sobre os avanços obtidos pelo disciplinamento do transporte urbano em Fortaleza.

E a revista apresentava um outro município brasileiro, Ponta Grossa, no Paraná, que iniciava o processo para disciplinar o transporte coletivo, também com um foco na integração. Já Sorocaba, no interior de São Paulo, apostava na inovação para melhorar o deslocamento dos passageiros, com uma ”parceria
tecnológica” com a Mercedes-Benz para o controle da frota de ônibus em tempo real.

Atualmente, integração tarifária e uso da tecnologia já se tornaram realidade em grande parte das cidades brasileiras. Mas a edição 173 da Technibus, que sai nesta semana, traz os casos de dois municípios que se preparam para modernizar o transporte coletivo e construir uma mobilidade mais integrada: Belo Horizonte (MG) e Aracaju (SE), mostrando que os sistemas estão sempre em evolução e transformação.

Francisco Christovam, diretor-executivo da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), ressalta algumas mudanças positivas nas administrações municipais no campo da mobilidade, que estão ocorrendo hoje no Brasil. “Os municípios estão cuidando da formalização dos sistemas e também têm buscado assessoria especializada para elaborar os contratos e melhorar o transporte em si. Antes era comum que as operadoras atuassem anos atuando sem um contrato formal e atualizado, o que era muito ruim para todos.”

A 13ª edição da Technibus contava com vários outros assuntos como o início da venda dos ônibus e das linhas da CMTC, os bons negócios da Marcopolo no mercado externo, o setor de autopeças e as atrações da Automec, além dos lançamentos da indústria.

No editorial, Ariverson Feltrin, o Ari, abordava a produtividade na indústria e nas empresas de ônibus. “Entre as empresas de ônibus, muitas já estão conscientes da necessidade do aumento de produtividade para enfrentar a retração no número de passageiros”, observava. “É possível transportar mais reduzindo custos, da mesma forma que a indústria automobilística está produzindo mais e melhor com menor número de pessoas.”

Reportagem sobre Fortaleza na Technibus 13 (Acervo OTM)

Confira a Technibus 13 na íntegra.

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Antigos problemas pedem novas soluções

A 35ª edição da revista Technibus, publicada em dezembro de 1996, trouxe uma série de discussões sobre o universo da mobilidade que ainda estão em pauta nos dias de hoje. O editor da publicação na época, o saudoso Ariverson Feltrin, abordava em seu editorial os problemas decorrentes do aumento do transporte clandestino nas cidades brasileiras. Se no passado eram os perueiros, hoje São Paulo sofre a pressão para liberação dos mototáxis, que já atuam em diversos centros urbanos do país.

“Trata-se de um problema nacional que está tirando o sono e as perspectivas de muitos empresários de ônibus. O perueiro é fruto de uma oportunidade de mercado, pois existe uma demanda de passageiros. É também resultado de permissibilidade das autoridades, que amolecem diante da pressão de grupos organizados”, alertava o editor nos anos 90.

Muito antes do surgimento Lat.Bus, a revista apresentava uma reportagem, assinada pelo próprio Ari, sobre a ExpoBus 96, já promovida pela OTM Editora. O evento teve o passageiro no centro das preocupações dos mais de 150 expositores que participaram “da maior mostra de tecnologia e negócios de ônibus da América Latina” de então.

Outro destaque da edição 35 da Technibus é uma entrevista com Maxwell Cola Gazola, do Grupo Itapemirim. O diretor-superintendente da Viação Itapemirim e da Tecnobus, falava sobre o lançamento do novo Tribus e da transição sucessória no grupo, que foi coordenada pelo consultor João Bosco Lodi. É interessante conhecer a história dessa emblemática empresa de transporte rodoviário, cuja trajetória tem sido atribulada. Após três anos de sua falência, que ocorreu em setembro de 2022, a Itapemirim teve o processo de venda da marca e dos ativos decretada pela Justiça nesta semana.

E a Technibus 35 apresentava muitos outros assuntos relevantes, como o uso da tecnologia no transporte público, lançamentos da indústria, os projetos da SPTrans para “ordenar o caos” no trânsito da capital paulista e muito mais. Tudo sob a batuta do jornalista Ariverson Feltrin, que faleceu em julho de 2011 – um especialista em transportes e, sobretudo, um apaixonado pelo ônibus.

Confira a edição completa: Technibus 35

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ESPECIAL – Mobilidade em São Paulo: ontem e hoje

A revista Technibus acompanha a evolução do transporte coletivo de passageiros e da mobilidade desde 1991. Com uma cobertura completa, que inclui indústria, operadores, legislação e tecnologia, a tradicional publicação conta a história deste universo tão rico e fundamental para o desenvolvimento urbano e para a movimentação da população.

Para marca esses quase 35 anos de trajetória, apresentaremos os temas mais importantes abordados no passado, mas com um olhar no presente e uma visão de futuro. Para isso, foi criada a editoria especial Technibus na História. E vamos resgatar as grandes reportagens já publicada e disponíveis no Acervo da OTM Editora.

Em março de 1999, a edição 44 da Technibus trazia uma reportagem completa sobre o transporte público e a mobilidade em São Paulo. O editor à época, Eduardo Chau Ribeiro, apresentava uma análise interessante sobre o futuro da cidade, e que se confirmou em muitos aspectos.

No futuro, digamos daqui a 15 anos, na visão dos peritos, o sistema de ônibus não será muito diferente dos atuais. Utilizará propulsão baseada em combustíveis alternativos ao diesel, como células de combustível, motores elétricos ou híbridos“, dizia no editorial. E completava afirmando que o grande avanço ocorreria na área de tecnologia: monitoramento, telemetria, acompanhamento em tempo real da operação e a comunicação com o passageiro.

A principal reportagem da edição é referente às novas tecnologias veiculares adotadas por São Paulo e o novo modelo de concessão que estava se desenhando na ocasião. “A cidade recebeu nos últimos meses uma série de inovações que já estavam nos planos há algum tempo, mas ainda não concretizadas. É o caso da renovação da frota com ônibus mais modernos e confortáveis, a bilhetagem eletrônica e o novo visual dos veículos.”

Outro destaque é a entrevista com o secretário municipal de transportes de São Paulo durante a gestão do prefeito Celso Pitta, Getúlio Hanashiro, na qual ele revelou os planos para melhorar o trânsito e o transporte coletivo por ônibus na capital paulista. Entre os pontos principais, estava um polêmico projeto da implantação de uma via expressa com cobrança de pedágio nas marginais.

Mas Hanashiro também apresentou propostas que eventualmente foram adiante – mesmo que não na velocidade nem nos prazos esperados – como a ampliação dos corredores para ônibus, um novo modelo de concessão do transporte público, a aceleração da implementação do sistema de bilhetagem eletrônica e a conclusão da primeira linha do Fura-Fila.

E a Technibus 44 traz muitos outros assuntos que ainda hoje despertam o interesse do leitor, como lançamentos, entrevistas com operadores e Concurso de Pintura de frotas.

Confira:

Technibus 44 – Acervo Digital

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