Pular para o conteúdo

Prefeitura do RJ assina concessão do novo sistema de ônibus

A previsão da administração municipal é de que a operação comece em julho; a Comporte Participações S.A. foi a vencedora da licitação.

Publicado em 13/03/2026 por Redação

Divulgação PMRJ
Divulgação PMRJ

A prefeitura do Rio de Janeiro assinou, nesta quinta-feira (12/3), no Palácio da Cidade, os contratos de concessão da primeira fase do Sistema RIO – Rede Integrada de Ônibus – nos bairros de Campo Grande e Santa Cruz. A assinatura marca o início da modernização e da reestruturação do modal viário em todo o município. O compromisso foi firmado com representantes da empresa Comporte Participações S.A., vencedora da licitação. 

A frota nesses dois bairros saltará de 104 para 316 veículos a serviço dos cariocas. A primeira entrega contará com 169 ônibus, que começarão a operar em julho deste ano. Já a segunda, com 147 veículos, está prevista para setembro.

O novo modelo de licitação amplia os mecanismos de controle e fiscalização do poder público sobre a operação dos ônibus municipais. Entre as novidades está a remuneração por quilômetro rodado com subsídio público e aferição de qualidade pelo Índice de Desempenho de Transporte (IDT), que vai avaliar o serviço prestado pelas concessionárias com base em indicadores operacionais. 

Cada contrato contará com garagem pública própria. As duas estruturas ficarão na estrada do Campinho, em Paciência, com oficinas, abastecimento, área administrativa e manutenção. A frota zero quilômetro, prevista para começar a operar em julho deste ano, será 100% acessível, com piso baixo nos veículos básicos, rampa de acessibilidade, ar-condicionado, sensores de temperatura de ar, carregadores USB, GPS integrado ao Centro de Controle, botão de emergência para o motorista, painéis eletrônicos com informação, câmeras internas de segurança, além de possuírem tecnologia sustentável padrão Euro VI, que reduz em até 80% a emissão de poluentes. O pagamento em dinheiro a bordo será extinto, com uso exclusivo do sistema eletrônico de bilhetagem.

O processo de licitação foi resultado de acordo judicial firmado entre a prefeitura, o Ministério Público do Estado do Rio e os consórcios que atualmente operam o sistema. O novo modelo prevê a substituição gradual dos operadores, com etapas de transição e perda de exclusividade das empresas que hoje operam as linhas.


Próximas etapas

As etapas seguintes da licitação serão organizadas por regiões e vão priorizar as áreas com pior desempenho operacional. O novo modelo divide a cidade em 34 lotes — 22 estruturais e 12 locais —, com o objetivo de ampliar a cobertura e reorganizar a gestão das linhas. O cronograma prevê a implantação escalonada das demais fases até 2028, incluindo regiões da Zona Norte, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Zona Sul e outras áreas da cidade.

 

Controle do sistema

O Centro de Controle do Sistema ficará localizado no Centro de Operações e Resiliência (COR). Ele permitirá o monitoramento em tempo real da frota, controle da regularidade das viagens, análise de dados da operação, identificação rápida de falhas ou atrasos, conexão direta com os motoristas, integração com o trânsito da cidade e respostas rápidas para incidentes operacionais.


Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora


Publicações relacionadas