Sustentabilidade

Marcopolo participa de painéis oficiais da COP30

A COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA), marca um momento decisivo para o Brasil na liderança da agenda climática internacional. A Marcopolo reforça sua posição de protagonista ao apresentar tecnologias de descarbonização do transporte coletivo, aliadas a iniciativas voltadas às pessoas, como educação e capacitação profissional, que ampliam seu impacto e consolidam seu papel como agente transformador da sociedade e da mobilidade urbana no Brasil e no mundo.

Com 76 anos de história e presença em 140 países, a companhia leva à conferência sua visão estratégica para o futuro da mobilidade: inovação industrial, eficiência energética, inclusão social e compromisso com o desenvolvimento sustentável.

“A COP30 é uma oportunidade única para mostrarmos ao mundo como a inovação em mobilidade pode reduzir as emissões em larga escala. Mobilidade sustentável é mais do que tecnologia — envolve qualidade de vida urbana, eficiência dos sistemas de transporte e inclusão social. É uma jornada coletiva, que exige colaboração entre governos, empresas e sociedade”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

A conferência será uma vitrine para que o planeta conheça o verdadeiro significado da liderança climática brasileira, com soluções escaláveis, impacto social e inovação industrial desenvolvidas por empresas como a Marcopolo.

Presença em espaços decisivos

No dia 13 de novembro, na Green Zone, a empresa participa do painel “Soluções Brasileiras para a Transição Justa: Indústria, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável”. Já no dia 14, na Blue Zone, espaço reservado a delegações oficiais e chefes de estado, será destaque no painel “Descarbonizando o Setor de Transportes: Soluções Brasileiras para o Mundo”, apresentando experiências concretas de eletrificação, biocombustíveis e inovação tecnológica.

Além dos espaços oficiais da COP30, a Marcopolo também faz parte da C.A.S.E. (Climate Action Solutions & Engagement), coalizão de empresas do setor privado brasileiro articulada por Bradesco, Itaúsa, Itaú, Natura, Nestlé e Vale. No espaço da iniciativa, a empresa participará nos dias 13 e 15 de novembro, dos debates “Transporte Público e Descarbonização: Conectando Eficiência, Integração e Impacto Climático” e “Biocombustíveis na Arquitetura Global da Transição Energética”, respectivamente.

A C.A.S.E. busca posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global e destacar o setor privado como agente estratégico na superação dos desafios relacionados ao clima, à natureza e às pessoas. O movimento promove diálogos qualificados, articulação estratégica e valoriza soluções concretas já em curso no país, com potencial de escala internacional.

Além disso, a Fundação Marcopolo participará do painel “Da Aprendizagem à Vida: Avançando nos ODS 4 e 11 por meio da Educação e de Futuros Urbanos Resilientes ao Clima”, no pavilhão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte

Iveco Bus fornece 17 ônibus a gás na Argentina

A Iveco Bus anuncia a venda de 77 novos ônibus para a Transporte San José, empresa vencedora da licitação do transporte urbano de Paraná, capital da província de Entre Ríos, na Argentina. O pedido, que marca uma nova aliança estratégica com a operadora, inclui 17 unidades do chassi BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano. O fornecimento, oficializado junto ao concessionário Overbus e a encarroçadora Italbus, inclui ainda 50 unidades do chassi BUS 17-280 e 10 do chassi BUS 10-190, ambos a diesel.

Produzido na planta de Córdoba, o BUS 17-210G é o primeiro chassi a gás natural desenvolvido na Argentina, equipado com o motor FPT N60 CNG, de Ciclo Otto, especialmente projetado para esse tipo de combustível.

O uso de gás natural e biometano permite uma redução de até 95% de material particulado e significativa menor níveis de ruído, contribuindo para cidades mais silenciosas e limpas. O modelo tem autonomia de até 350 km e configuração de até nove cilindros.

Modernização do transporte em Paraná

Com a incorporação das novas unidades, Paraná se torna a primeira cidade da província a operar ônibus movidos a gás, iniciando um ciclo de renovação de frota alinhado às metas ambientais e de eficiência energética da Argentina. Os novos veículos contam com acessibilidade universal, sistemas modernos de conforto a bordo e preparação para ar-condicionado, oferecendo mais qualidade no deslocamento dos passageiros.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte
 

Daimler Buses lança estações públicas de recarga de baterias para ônibus elétricos

A partir de 2026, a Daimler Buses instalará suas próprias estações de recarga públicas para ônibus elétricos, com foco em destinos turísticos de alto tráfego na Europa. A rede poderá ser instalada, por exemplo, em estacionamentos de ônibus em parques de diversões ou outros pontos das cidades. Dessa forma, a companhia pretende impulsionar a expansão da infraestrutura de recarga de alto desempenho para além das rodovias nos próximos anos.

Essa iniciativa terá início com um projeto-piloto lançado pela agência regional de energia e proteção climática NRW.Energy4Climate em cooperação com a cidade de Colônia. Como decorrência, quatro pontos públicos de recarga rápida para ônibus elétricos serão instalados perto do centro da cidade no próximo ano.

Hoje, a Daimler Buses é a única fabricante de ônibus na Europa a construir sua própria infraestrutura de recarga pública. Sua subsidiária Daimler Buses Solutions será responsável pelo planejamento, construção, operação e manutenção.

No dia 3 de outubro, na Busworld 2025 em Bruxelas, na Bélgica, a Daimler Buses celebrou a estreia mundial do seu primeiro ônibus intermunicipal elétrico à bateria, o Mercedes-Benz eIntouro. O veículo pode ser equipado com uma ou duas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) e atinge uma autonomia de até 500 quilômetros.

Desde 2018, o ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro, totalmente elétrico à bateria, está em produção em série. E desde 2023, ele também é oferecido com uma célula de combustível à base de hidrogênio como extensor de autonomia. A Daimler Buses planeja ter ônibus elétricos à bateria em seu portfólio até o final da década, com ônibus com célula de combustível na próxima etapa.

Colônia como projeto-piloto

O estacionamento “BusparkCologne” em Kuhweg, localizado a oeste do Reno, é bem conectado ao transporte público local por meio do ponto de bonde Slabystraße. Este estacionamento serve como um local central para todos os ônibus intermunicipais que levam turistas a Colônia. As operadoras de ônibus poderão recarregar rapidamente seus ônibus elétricos – independentemente da marca – com eletricidade verde.

Ao contrário dos ônibus urbanos elétricos, que atendem rotas mais curtas e geralmente são recarregados durante a noite com 50 a 80 kW, os ônibus interurbanos exigem soluções mais potentes. As quatro novas estações de recarga rápida fornecerão uma potência nominal de 400 kW cada uma. As estações estarão acessíveis ao público 24 horas por dia, sete dias por semana.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte

Irizar lança dois ônibus elétricos da linha Efficient na Busworld 2025

Após o lançamento do Irizar i3 elétrico Low Entry em outubro de 2024, a Irizar apresenta a versão Normal Floor. De acordo com a fabricante, o novo Irizar i3 elétrico com piso normal foi criado para facilitar todas as operações interurbanas e o conforto dos passageiros, contando com bagageiro com mais de 7 m³, cuja capacidade depende do comprimento e da configuração do veículo. Além disso, novos materiais, mais leves e resistentes, foram integrados ao design, o que permitiu reduzir seu peso em 1.000 kg. Sua autonomia chega a 450 km com uma única carga diária.

O Irizar i3 elétrico com piso normal compartilha componentes com os demais modelos Irizar, e quase todos os elementos externos são compatíveis com o Irizar i3 elétrico Low Entry. O veículo atende aos padrões de segurança no âmbito da nova regulamentação GSR2, com a integração de componentes avançados, como câmeras e radares, para garantir a segurança do motorista e dos passageiros.

O novo Irizar i3 atende às normas europeias R155 e R156 relativas ao sistema de gerenciamento de segurança cibernética e atualizações de software para veículos. Segundo o fabricante, o Irizar i3 Normal Floor está em conformidade com a regulamentação R29, o que melhora a proteção do motorista e dos passageiros em caso de colisão frontal. Essa regulamentação já foi implementada no restante da linha de veículos Irizar.

Além disso, a arquitetura eletrônica dos veículos permite a análise de dados para diagnósticos e implementação de medidas de manutenção preventiva. A unidade elétrica e de fusíveis foi instalada na área do motorista, o que facilita o acesso e aumenta a segurança dos profissionais de manutenção durante intervenções na estrada. A carroceria do novo Irizar i3 elétrico está disponível em configuração e com diferentes chassis elétricos.

O novo ônibus Irizar ie Efficient

A Irizar e-mobility apresentou seu novo ônibus classe I, o Irizar ie, na Busworld 2025. Graças a um novo conceito estrutural, foi alcançada uma redução de peso em torno de 1.000 kg, o que aumenta a capacidade de passageiros em 5% em relação à geração anterior.

Em relação à acessibilidade, o novo modelo conta com portas, corredores e fluxos de passageiros mais largos. O controle climático independente do posto de condução foi aprimorado, garantindo o máximo conforto em todos os momentos. O novo ônibus Irizar ie conta com mais espaço e melhor luminosidade, criando um ambiente mais confortável e agradável para os passageiros.

Com a utilização de um motor mais compacto, uma nova geração de baterias mais eficientes e um novo gerenciador térmico foi possível reduzir o consumo de energia em 10% em comparação com a geração anterior. Nesta nova plataforma, houve um progresso significativo no uso de materiais reciclados – o dobro da plataforma anterior.

Ônibus elétrico Irizar i3 (a2b Global Media/Bus-News)

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte

Iveco Bus traz novidades em sustentabilidade na Busworld Europa 2025

A Iveco Bus lança na Busworld 2025 o G-Way, novo midibus da marca, com dimensões compactas e voltado para para ruas estreitas de centros urbanos e áreas restritas. Com 9,5 ou 10,7 metros de comprimento e 2,33 metros de largura, o modelo conta com a integração dos cilindros de gás
no teto, sem impacto na altura externa, também permite que o G-Way circule facilmente sob pontes
e viadutos, evitando restrições de infraestrutura.

O midibus é compatível com biometano e equipado com motor série NEF de 280 cv de potência e 1.000 Nm de torque. Disponível com três ou quatro tanques (960 litros ou 1280 litros), o G-Way oferece até 500 km de autonomia, de acordo com as condições de operação.

A Iveco Bus revela também o novo minibus eDaily LE elétrico. O modelo piso-baixo de zero emissão atende às exigências do marco regulatório europeu, que prevê 90% de ônibus zero emissão até 2030 e 100% até 2035. Projetado especificamente para missões urbanas, o eDaily LE conta com entrada
rebaixada, corrimãos e rampa lateral para pessoas com mobilidade reduzida. Com 7,6 metros de comprimento, acomoda até 27 passageiros.

Seu design modular oferece duas opções de configuração de baterias: 111 kWh ou 148 kWh. Essa
flexibilidade permite atingir até 270 km de autonomia, dependendo da escolha de três ou quatro
pacotes de 37 kWh cada. Além disso, o eDaily LE conta com o modo de recarga flexível patenteado
pela Iveco, que possibilita carga completa em apenas duas horas em estação rápida, 10 horas em ponto
público ou privado e 24 horas em tomada doméstica.

Outro destaque da marca na Busworld 2025 é a eleição do Crossway Elec como “Sustainable Bus of the Year 2026”. Depois de conquistar o título em 2018, 2020, 2023 e 2024 com o Crossway, a Iveco Bus mantém o ritmo de inovação com o modelo 100% elétrico, apresentado no fim de 2024 como parte
da linha intermunicipal.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte

Mercedes-Benz supera o marco de 400 ônibus elétricos eO500 U vendidos no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil superou o marco de venda de 400 ônibus elétricos urbanos eO500U a bateria, considerando o volume acumulado desde o início de 2024 até o mês de setembro deste ano.

“Essas 400 unidades do nosso ônibus elétrico, com tecnologia da própria marca, foram entregues a empresas de transporte coletivo do estado de São Paulo, principalmente da capital”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “É muito significativo expandir nossa presença em eletromobilidade na cidade de São Paulo, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim, em alinhamento com a Daimler Buses, reforçamos o nosso compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e os princípios ESG”.

“No último dia 22 de setembro, a prefeitura de São Paulo anunciou a entrega de mais 120 ônibus elétricos para o transporte coletivo municipal. Desse lote, 80 unidades eram do eO500U da nossa marca”, informa Walter Barbosa. “Mais de 10 garagens do sistema SPTrans já operam com o eO500U, sendo mais de cinco milhões de km rodados. Entre nossos clientes destacam-se as empresas Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto”.

O ônibus elétrico urbano eO500U foi totalmente desenvolvido no país dentro da realidade brasileira e latino-americana. Ele vem sendo produzido em série desde o final de 2022, na linha 4.0 da fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Atualmente, o ônibus elétrico Mercedes-Benz vem sendo testado fora do estado de São Paulo, em demonstrações no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santos e, futuramente, no Rio de Janeiro. “O eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades. Aliás, ainda sobre a eletromobilidade, vale destacar que o nosso ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024, tem um programa de testes internos para 2025. Este veículo deverá começar a circular em 2026 e também será exportado para países da América Latina”, ressalta Walter Barbosa.

Chile e Argentina já receberam o ônibus elétrico para demonstração, o que irá ocorrer também com o México. No caso do Chile, o eO500U foi aprovado tecnicamente em operação regular quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte

COP30: transportes unidos pela descarbonização

O Podcast do Transporte desta semana mostra como os setores de transporte terrestre, aéreo e marítimo estão articulados para levar propostas unificadas à COP30, que acontece em Belém. A Coalizão dos Transportes, formada por empresas e entidades, ganhou 69 novos participantes — entre eles, a MobiBrasil. O diretor Manuel Marinho explica como a empresa já cumpre os critérios exigidos e como a adesão fortalece práticas sustentáveis que já fazem parte do dia a dia da operação.

MobiBrasil: governança e compromisso ambiental

Manuel Marinho detalha os compromissos da MobiBrasil com governança, inovação e transparência. A empresa já atua com metas climáticas, participa de fóruns técnicos e mantém estrutura dedicada à sustentabilidade. Marinho também comenta os avanços na infraestrutura elétrica: os problemas que deixaram parte dos 100 ônibus da empresa parados por falta de energia foram resolvidos e todos já estão circulando. A garagem da empresa em São Paulo deve estar pronta para mais 65 veículos elétricos até dezembro.

Três alavancas para descarbonizar

Miguel Setas, CEO da Motiva, resume os três vetores que podem reduzir até 60% das emissões do setor: ampliar o uso de modais como ferrovia e hidrovia, dobrar o consumo de biocombustíveis até 2050 e acelerar a eletrificação das frotas. Ele também aponta o hidrogênio verde como alternativa promissora para o transporte pesado. E diz que hoje dentro das empresas,  a balança entre as demandas econômicas e ambientais mostra mais equilíbrio.

Evento Fretamento 2025: avanços e desafios

O maior evento do setor de fretamento aconteceu em Foz do Iguaçu e teve cobertura dupla do Podcast do Transporte. Adamo Bazani, editor do Diário do Transporte, faz um balanço do encontro e  destaca que o diálogo entre operadores e poder público está mais maduro, mas ainda há entraves como a lei do motorista, o uso obrigatório de biodiesel e os juros altos. Milton Zanca, presidente da Fresp, reforça que o setor precisa se unir para avançar em soluções.

Legislação específica para o fretamento

Márcia Pinna, editora da Technibus, que também acompanhou o Evento Fretamento 2025, entrevista Joel Bitencourt, assessor jurídico da Fresp, sobre as alterações na Lei do Motorista. O especialista defende uma legislação própria para o fretamento. Ele aponta que a legislação atual foi feita olhando para o transporte de carga e não considera as especificidades do setor, como jornadas fracionadas e descanso em locais adequados. Sem essa diferenciação, muitas empresas podem se tornar inviáveis.

Motiva: preocupação em qualificar o transporte para trazer inclusão social

André Costa, diretor da Motiva Trilhos, afirma que transporte público de qualidade é ferramenta de inclusão. Ele destaca os ganhos de tempo com a expansões como nas  linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, e como isso impacta oportunidades de emprego, saúde e desenvolvimento urbano. André elogiou os passageiros, que  participam da melhora da qualidade quando seguem as normas de segurança e civilidade durante o trajeto. O objetivo é sair das estações, por isso o projeto “Cidadão do Futuro”, que leva educação sobre mobilidade às escolas.

Abrati sobre Reforma Tributária: compliance e concorrência

Leticia Pineschi, porta-voz da Abrati, explica como a entrada em vigor do IBS e da CBS em 2026 vai exigir das empresas regulares uma nova infraestrutura de governança fiscal. Ela afirma que o modelo irregular não se sustenta sem créditos tributários e sob risco crescente de autuação. A reforma pode ser um divisor de águas para o setor, integrando compliance regulatório e fiscal e reduzindo a concorrência desleal.

Editorial – O calor que não cabe no discurso

Alexandre Pelegi encerra o episódio com uma crítica à contradição urbana de São Paulo: ônibus elétricos são anunciados como solução ambiental, mas o passageiro segue exposto ao calor extremo em calçadas sem sombra e sem abrigo. A cidade precisa respirar junto com o transporte. A professora Denise Duarte da FAU-USP propõe transformar terminais em refúgios climáticos e adotar a despavimentação seletiva. Pelegi alerta: não basta rodar limpo se o passageiro continua torrando na calçada.

Informação com análise é no Podcast do Transporte

Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (ouça aqui) ou no seu agregador favorito.
O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte, Technibus/OTM Editora e ANTP.

Patrocínio: Arena ANTP e Abrati.

Apoio: Mercedes-Benz Ônibus, Transdata e Prodata Mobility Brasil.

Produção: Toda Onda

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

América Latina ultrapassa US$ 4 bi em investimentos em ônibus elétricos

Um novo relatório da Parceria Zebra (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator) revela que já foram investidos mais de US$ 4,4 bilhões em ônibus elétricos na América Latina, tornando a região um dos mercados de transporte elétrico que mais cresce no mundo. O relatório “Zero-emission buses market share in LatAm” analisou o cenário de investimentos em ônibus elétricos no Brasil, Chile, Colômbia e México.

Segundo a Parceria Zebra, os resultados confirmam que a América Latina está a caminho da transição global para o transporte urbano limpo, com crescimento exponencial no financiamento e implantação de ônibus elétricos. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), em 2021, a Parceria Zebra impulsionou uma coalizão de financiadores que se comprometeu a investir mais de US$ 1 bilhão em ônibus de zero emissões na América Latina.

Em 2025, os projetos de ônibus elétricos da coalizão alcançaram US$ 1,8 bilhão em investimentos, sendo US$ 440 milhões dos investidores e US$ 1,3 bilhão adicionais mobilizados de outros financiadores. No total, os investimentos em veículos elétricos na América Latina já superam os US$ 4,4 bilhões. Santiago, São Paulo e Bogotá lideram os investimentos, representando quase 75% do total.

Por trás dessa onda de investimentos estão alguns dos financiadores mais influentes do mundo. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco Mundial, o BNP Paribas, o Société Générale e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão impulsionando a transição por meio de financiamentos de dívida em larga escala. No lado do capital, alguns atores dominam o mercado: VG Mobility, Enel X, Infrabridge, Kaufmann e John Laing concentram quase 80% de todos os investimentos de capital na região.

Em 2019, quando a Parceria Zebra foi lançada, o mercado latino-americano contava com apenas 1.363 ônibus elétricos. Em 2021, quando o compromisso foi anunciado, a América Latina tinha aproximadamente 2.500 ônibus elétricos. Em 2025, a região já conta com mais de 7.000 ônibus elétricos circulando nas ruas, bilhões investidos e milhares de pessoas nas maiores cidades respirando um ar mais limpo todos os dias. Além dos ganhos ambientais, os ônibus de zero emissões oferecem viagens mais seguras, silenciosas e confiáveis, dando às famílias melhor acesso a empregos, educação e oportunidades.
O desafio agora é garantir que esses benefícios cheguem além das grandes capitais. Para acelerar a transição em cidades médias e pequenas, a Parceria Zebra está trabalhando em estreita colaboração com governos nacionais.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

A Marcopolo é a mais nova integrante da C.A.S.E.

A Climate Action Solutions & Engagement (C.A.S.E) acaba de anunciar a Marcopolo como a mais nova integrante da iniciativa empresarial para posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global. Além de Marcopolo, a parceria conta com a participação do Bradesco, Itaúsa, Itaú Unibanco, Natura, Nestlé e Vale.

A adesão foi oficializada em evento promovido no início da noite desta terça-feira (23), no escritório de advocacia da Mattos Filho em Nova York, como parte da programação da New York Climate Week, que ocorre nos EUA, como evento paralelo também a Assembleia Geral da ONU.

“Para a Marcopolo, ser protagonista no desenvolvimento de soluções de mobilidade significa impulsionar a transição para um futuro mais sustentável, conectando inovação, responsabilidade ambiental e inclusão social. Nosso propósito é claro: transformar o transporte coletivo por meio de tecnologias que promovam eficiência, acessibilidade e respeito ao meio ambiente. Ao alinharmos nossa estratégia aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, reafirmamos nosso compromisso com a descarbonização do transporte e com o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente as comunidades onde estamos presentes. A participação na C.A.S.E e na COP30 é reflexo dessa jornada, na qual buscamos não apenas compartilhar nossa trajetória, mas também colaborar com as cadeias produtivas e mostrar que o Brasil pode liderar globalmente a mobilidade do futuro”, afirma o CEO, André Armaganijan.

A C.A.S.E. tem a missão de destacar o setor privado brasileiro como parte indispensável para a entrega de soluções climáticas de impacto, alinhadas aos eixos da Agenda de Ação da COP30, conforme o chamado do presidente da conferência, o embaixador André Corrêa do Lago. Para isso, a iniciativa demonstra como as empresas brasileiras estão impulsionando soluções já aplicadas e escaláveis em bioeconomia, descarbonização industrial, finanças sustentáveis e cadeias de valor.

De acordo com a C.A.S.E., a adesão da Marcopolo se torna ainda mais relevante à medida que o grupo pretende dar visibilidade às iniciativas que podem ser implantadas por outras companhias, no Brasil ou no exterior. A ação coordenada está aberta à aproximação de outras empresas que compartilhem dessa visão e queiram contribuir para ampliar o alcance dessas soluções. Mais do que adesão formal, a C.A.S.E. busca fortalecer uma rede de implementação que inspire, mobilize e ajude a destravar caminhos para uma economia que seja positiva para o clima, a natureza e as pessoas.

A C.A.S.E. já selecionou 20 histórias de soluções climáticas e socioambientais brasileiras, lideradas pela iniciativa privada, capazes de demostrar inovação, competitividade e crescimento econômico. As soluções têm sido organizadas sob pilares estratégicos, estritamente alinhados às prioridades definidas pela presidência da COP30, como: financiamento climático, bioeconomia, transição energética, sistemas alimentares, economia circular, infraestrutura e transição justa.

Ao fomentar ações prioritárias construídas de forma colaborativa entre setores, a C.A.S.E. busca apoiar o protagonismo brasileiro na liderança climática global até novembro de 2026, deixando um legado concreto no contexto da presidência brasileira da COP.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Visate recebe Prêmio Despoluir-RS

A Viação Santa Tereza de Caxias do Sul (Visate) foi mais uma vez agraciada com o Prêmio Despoluir/RS. Este é o 8º reconhecimento na categoria grandes empresas (com + de 150 ônibus). O evento de entrega foi promovido pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul (Fetergs) e ocorreu na noite de 23/11, durante a 24ª Feira e Congresso de Transporte e Logística (Transposul), na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.

O programa executado pela Fetergs tem como objetivo o controle da emissão de gases poluentes produzidos na combustão do motor a diesel, com inspeção a partir dos parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os ônibus que estão dentro dos padrões recebem o Selo Despoluir e a Visate, mais uma vez, teve toda a frota certificada. Além do cuidado com os ônibus, as aferições revelam os estados de manutenção do conjunto de motores, bombas injetoras, bicos injetores, regulagem dos pontos de injeção e filtros de ar e combustível.

Outro objetivo do Prêmio Despoluir é o engajamento de transportadores e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo adequado de desenvolvimento. A iniciativa é alinhada com parte do propósito da Visate, já que contribuir com uma mobilidade sustentável é uma das diretrizes da empresa. “O Prêmio Despoluir é uma iniciativa que reafirma o nosso compromisso com a sustentabilidade e valoriza o empenho dos nossos funcionários na adoção de práticas que reduzem os impactos ambientais. Reconhecemos e incentivamos ações que promovem uma operação mais consciente e responsável com o futuro do planeta.”, afirma o diretor- executivo da empresa, Gustavo Marques Santos. 

Além do cuidado com a frota, a Visate também possui diversas práticas relacionados com sustentabilidade como: implantação de uma central de resíduos; estações de tratamento de efluentes (ETE), coleta e reutilização de água da chuva, controle da opacidade da frota e eficiência energética. 

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.