A cidade de Águas Lindas de Goiás iniciou os testes com um ônibus 100% elétrico da BYD como parte de um chamamento público promovido pela prefeitura. A iniciativa visa avaliar soluções de mobilidade sustentável para embasar a elaboração de um futuro edital de compra de veículos elétricos para o transporte público local.
Durante 30 dias, o modelo BYD D9W será testado em uma das rotas de maior demanda da cidade, especialmente no eixo principal que corta o município. Além da BYD, outras montadoras também participaram da fase de testes, que busca comparar o desempenho e os benefícios operacionais das tecnologias disponíveis no mercado.
“A participação da BYD neste chamamento público reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil e com a transição energética do transporte coletivo urbano”, afirma Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil. “Queremos colaborar com as cidades na construção de soluções sustentáveis, eficientes e alinhadas às metas ambientais do país.”
Com 12,98 metros de comprimento, carroceria da fabricante Caio e chassi desenvolvido pela própria BYD, o D9W é voltado a aplicações urbanas intensivas. O veículo é equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio, que garantem uma autonomia de até 250 quilômetros e tempo de recarga de apenas duas a três horas. A capacidade total é de 80 passageiros sentados, com destaque para a plataforma Low Entry (entrada baixa).
O modelo conta com freios regenerativos, que convertem a energia da frenagem em eletricidade para recarregar as baterias, e suspensão pneumática ajustável. Além disso, o uso do BYD D9W pode reduzir em até 70% os custos operacionais em comparação aos ônibus a diesel, além de diminuir significativamente os níveis de ruído. Cada unidade elétrica evita a emissão de aproximadamente 118 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente ao plantio de 847 árvores.
Mercado em expansão
O teste em Águas Lindas acontece em meio ao forte crescimento do mercado de ônibus elétricos no Brasil, que registrou um salto de 923% no primeiro bimestre de 2025, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Foram 133 unidades emplacadas nos dois primeiros meses do ano, contra apenas 13 no mesmo período de 2024.
A BYD liderou o setor, com 75 ônibus comercializados, o que representa 56% de participação de mercado. O modelo D9W foi o destaque absoluto do período, consolidando-se como uma das principais soluções para a transição energética no transporte coletivo.
“O Brasil está diante de uma transformação no transporte público, e a BYD tem orgulho de liderar esse movimento com soluções sustentáveis, econômicas e confiáveis”, complementa Paiva. “Nosso compromisso vai além da tecnologia: queremos contribuir ativamente para a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras.”
Em Campinas (SP), a BYD mantém uma unidade de montagem de chassis de ônibus, enquanto em Manaus (AM) opera uma fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio, voltada ao abastecimento do mercado nacional. A empresa já entregou mais de 300 ônibus elétricos em diversas cidades do país.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.