A ViaMobilidade, concessionária responsável pelas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, investiu em um novo sistema de monitoramento climático baseado em inteligência artificial. Desenvolvida por uma startup brasileira, a ferramenta denominada FieldPRO, antecipa eventos meteorológicos como chuvas fortes, ventos intensos e calor extremo, fenômenos que podem afetar a circulação dos trens, permitindo a adoção de medidas preventivas e planos de contingência adequados para garantir o atendimento aos clientes.
Por meio do monitoramento, são gerados dados que, combinados aos sensores instalados em pontos estratégicos das linhas, e às informações oficiais de satélite e de órgãos como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), são processados pela IA e transformados em alertas automáticos. Esses dados são enviados constantemente ao Centro de Controle Operacional (CCO), onde também está instalada uma tela de monitoramento que exibe todas as informações compiladas em tempo real.
A antecipação de ocorrências permite à concessionária agir antes que o problema impacte a circulação, reduzindo o tempo de espera nas plataformas e evitando interrupções inesperadas. O FieldPRO faz parte do investimento da ViaMobilidade em monitoramento e obras para mitigar impactos que possam ser causados por intempéries. Já foram empenhados R$ 73 milhões na instalação de sensores de alagamento e outros sistemas de monitoramento climático, bombas de drenagem em trechos com histórico de invasão de água na via e na construção de muros de contenção em pontos críticos.
Antes da chegada da ferramenta, a concessionária já utilizava o Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC). Hoje, as duas ferramentas trabalham de forma integrada, ampliando a precisão das análises e trazendo mais insumos para conseguir direcionar equipes mais rapidamente a pontos que podem se tornar críticos, evitando impactos na circulação dos trens ou reduzindo-os significativamente.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



