A prefeitura de Curitiba informa que tem investido em alternativas de transporte mais limpas, como mobilidade ativa e eletromobilidade, em conformidade com os objetivos do PlanClima, aprovado pelo prefeito Rafael Greca para a atual gestão, com o objetivo de reduzir os efeitos dos riscos climáticos na cidade.
“A responsabilidade do gestor público é trabalhar para dar ao cidadão opções para inspirar hábitos sustentáveis em todas suas rotinas, do trabalho ao lazer. Mobilidade limpa, transporte público de qualidade e não poluente, meios de locomoção ativos, com bicicletas compartilhadas e condições de caminhabilidade urbana, são algumas das iniciativas que temos adotado para combater os riscos climáticos e seus efeitos que impactam o dia a dia dos curitibanos”, dsse o prefeito Rafael Greca.
Entre os dias 19 e 23 de setembro o ônibus elétrico da Higer Bus irá circular em cinco linhas, com bilhetagem e pagamento por cartão transporte, além de cartões de débito e crédito. A primeira linha que testará a tecnologia será a 801 Campina do Siqueira/Batel, no dia 19. No dia seguinte, será a vez da 380 Detran/Vicente Machado, seguida pela 617 Jardim Ludovica; 654 Campo Alegre e 826 Campo Comprido/CIC.
A demonstração foi viabilizada como um marco para a chegada dos veículos para testes nos termos do chamamento público feito pela Prefeitura. Todo o processo conta com o apoio de parcerias com diferentes atores do segmento, como o Projeto TUMI E-Bus Mission, que reúne entidades de fomento à eletromobilidade no mundo – WRI, 40Cities e GIZ.
Nesta fase, também estão envolvidas a empresa Enel X, linha de negócios do Grupo Enel dedicada a soluções em energia, que será responsável pela infraestrutura de recarga dos ônibus, e a fabricante chinesa Higer Bus, operada no Brasil pela TEVX Motors, que trará o primeiro veículo dessa fase de demonstração. Outros fabricantes também se preparam para trazer seus veículos à capital.
“Essa rodada de testes é a consolidação da construção de política pública de estímulo à uma nova matriz energética para o transporte coletivo. Temos um compromisso com o futuro da cidade, alinhado aos desafios do combate aos riscos climáticos. É a construção da mobilidade limpa para Curitiba e seus cidadãos”, observou Luiz Fernando Jamur, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), responsável pela articulação com os parceiros para a realização dos testes, juntamente com a Urbs.
A Enel X já colaborou para a transição energética da frota de importantes capitais da América Latina, como Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia). Agora a empresa participa do processo em cidades inteligentes brasileiras, como Curitiba. “Eletrificar a frota de ônibus é um passo fundamental no caminho para cidades mais inteligentes e sustentáveis. A Enel X vai empregar toda sua expertise como líder em mobilidade, trazendo mais benefícios para a sociedade”, disse Francisco Scroffa, executivo responsável pela Enel X Brasil.
ELETRA-
A prefeitura de Curitiba também testará os ônibus elétricos da Eletra. Segundo a administração municipal, o assunto foi discutido em uma reunião realizada no dia 13/09 entre o prefeito e a CEO da Eletra, Milena Romano. “O futuro já chegou e é elétrico. A nossa ideia é testarmos todos os tipos de ônibus elétricos do mundo para que possamos fazer nossa modernização da frota”, disse Greca.
A Eletra, de São Bernardo do Campo (SP), vai disponibilizar um veículo de 15 metros para ser utilizado na região do Tatuquara no fim de setembro e outro, articulado, com 21,5 metros, para as linhas Inter 2 e no Interbairros 2, em novembro. Cada ônibus será testado por um período de 60 dias. Os veículos têm chassis Scania e Mercedes-Benz, carroceria Caio e bateria e motores Weg. “Queremos colaborar com o município no sentido de trazer a eletromobilidade para o transporte coletivo da cidade”, disse Milena Romano, presidente da Eletra. A fábrica da empresa no ABC paulista tem capacidade para produzir 1,8 mil ônibus elétricos e híbridos por ano.