A prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta terça-feira (22/7), o edital de consulta pública para a primeira etapa da nova licitação do sistema de ônibus da cidade. A consulta pública ficará aberta por 30 dias no site da Secretaria Municipal de Transportes, e a sociedade poderá enviar sugestões e contribuições.
O novo modelo será implantado em etapas. A primeira será na zona oeste, onde a operação é mais crítica. Em Campo Grande e Santa Cruz, por exemplo, está prevista uma ampliação expressiva da frota. Haverá um aumento de mais de 100% no número de ônibus locais. A expectativa é que, até 2028, todas as regiões da cidade estejam operando sob as novas regras.
Entre as principais mudanças, está o fim do pagamento de passagens com dinheiro a bordo dos veículos. A remuneração dos operadores será feita por quilômetro rodado e desempenho, baseado em indicadores de qualidade, e não mais pela quantidade de passageiros transportados.
Todos os ônibus da nova licitação deverão ser zero quilômetro, com padrão Euro 6. A frota será 100% acessível, com piso baixo, climatizada e equipada com tecnologias como carregadores USB, sensor de temperatura do ar-condicionado, botão de pânico, aviso automático de próxima parada, câmeras internas (CFTV), velocímetro visível, sistema de condução assistida (ADAS) e detector de fadiga (DMS).
O sistema ganhará um novo nome: Sistema Rio – Rede Integrada de Ônibus, substituindo a antiga sigla SPPO (Sistema de Transporte Público por Ônibus). Também está prevista a criação de garagens públicas, para facilitar a entrada de novos operadores no sistema. O prazo contratual é de 10 anos.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.