Riocard Mais aposta em celular para pagamento no transporte público

Cartão digital Riocard Mais permite a compra e a validação de créditos de passagem no próprio aparelho, facilitando o embarque nos principais meios de transporte do Rio de Janeiro

O cartão digital Riocard Mais passa a ser o primeiro do país com caráter multimodal, sendo aceito na região metropolitana em ônibus de linhas municipais e intermunicipais, metrô, trens, barcas, vans legalizadas e sistema BRT.

Desde segunda-feira, dia 5 de julho, a nova forma de pagamento por aproximação está disponível aos clientes da Riocard Mais. Para aderir à novidade, basta baixar gratuitamente o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais na loja Google Play. O aparelho celular precisa contar com sistema operacional Android e ter instalada a tecnologia NFC, que é a condição essencial para que ocorra a comunicação entre o equipamento e o validador do meio de transporte, que também deve possuir leitor de NFC.

“Buscamos sempre a melhor experiência para o nosso cliente. Agora, podemos oferecer os principais serviços na palma da mão, ao alcance do celular. Com o novo aplicativo do cartão digital, é possível comprar e validar créditos de transporte, acompanhar saldo em tempo real, recarregar cartões e outros dispositivos, entre outros serviços. O pagamento por aproximação com a tecnologia NFC é uma tendência mundial e uma novidade no setor de transporte público, que estamos incorporando à rede de produtos e serviços disponíveis aos clientes”, explica Melissa Sartori, gerente de marketing da Riocard Mais.

Com o aplicativo já instalado no celular, o cliente dá os primeiros passos com a ajuda do Tomais, o assistente virtual da Riocard Mais. Recebe informações sobre os serviços disponíveis, é orientado a preencher um cadastro com dados básicos e alertado para a criação de uma senha segura para acessar e usar o aplicativo. Após passar pelas etapas de validação, já é possível solicitar a criação do Cartão Digital, estabelecendo um PIN que será utilizado para autenticar cada compra de crédito de passagem. Antes de usar o App, é importante verificar se a função NFC está ativada no celular.

A nova forma de pagamento está acessível nos principais meios de transporte, mas nem todos os validadores em uso atualmente estão aptos a aceitar o cartão digital. Como a tecnologia NFC é uma novidade em sistemas de pagamento no transporte público, os equipamentos mais antigos não possuem leitor de NFC. Para facilitar o uso do novo aplicativo, a Riocard Mais disponibiliza um site para consulta, o https://aceitocartaodigital.riocardmais.com.br para consulta das empresas de ônibus e estações de metrô, trem, vans, barcas e BRT que contam com validadores com leitor NFC.

É importante lembrar que não é preciso estar conectado à internet ao usar o cartão digital: basta aproximar a tela do celular no validador com NFC, uma vez que as informações relativas aos créditos de transporte adquiridos já estão previamente gravadas no aparelho. Outra facilidade é a possibilidade de carregar o cartão digital com cartões de débito e crédito ou via Pix. Com o uso do celular, a experiência no transporte público também se torna mais segura, reduzindo o contato com dinheiro em espécie, seguindo as recomendações sanitárias atuais.

“O cartão digital é mais uma alternativa de pagamento que se soma aos cartões físicos e dispositivos como pulseira e chaveiro. É um novo produto que vai evoluir à medida que clientes e operadores de transporte aderirem à nova tecnologia NFC. Com a substituição gradativa dos validadores, o novo cartão vai ter o seu alcance ampliado, facilitando ainda mais a experiência do cliente. Mas como é uma novidade, não tem ainda todas as aplicações já disponíveis em outros dispositivos de pagamento. Por enquanto, funciona apenas como cartão expresso e não é capaz de fazer ainda integrações entre meios de transporte”, esclarece Melissa.

Por