Como os foliões circulam de transporte público durante o carnaval? Como é o movimento durante a festa em comparação aos dias úteis? As perguntas podem ser respondidas ao analisar o uso do Moovit. A equipe de dados do app fez um levantamento com base na utilização do aplicativo ao longo do carnaval do ano passado.
Padrões – o uso do Moovit segue o mesmo padrão em dias úteis fora do carnaval. O app tem dois horários de pico, por volta de 7h e entre 17h e 18h, geralmente quando os usuários chegam e saem dos seus compromissos – emprego, estudos, etc. Há ainda um crescimento de uso no meio do dia, ainda que bem mais tímido, com os deslocamentos da hora do almoço.
O movimento durante o carnaval tende a variar deste padrão e ser mais espaçado. Para criar uma base de comparação, foi traçada uma média do movimento na semana posterior à festa, quando o movimento volta à normalidade. Confira as conclusões por cidade, com foco nas capitais do carnaval pelo Brasil.
Rio de Janeiro – O pico de uso do app durante o carnaval acontece na tarde de sábado, com movimento 31% acima da média. O horário coincide com a dispersão do Cordão do Bola Preta, o bloco mais popular da festa carioca. Outro momento de uso intenso é na tarde de domingo, com 28% de aumento, alinhado com o encerramento de muitos blocos e o deslocamento para o primeiro dia de desfiles na Sapucaí. O movimento é similar na segunda-feira, ainda que menos intenso.
A quarta-feira de cinzas no Rio de Janeiro tem um movimento bem reduzido, mesmo na parte da tarde. A quinta e sexta após o carnaval têm bem menos circulação de pessoas que um dia regular, ainda que retome o padrão de uso do app. A cidade só volta ao normal na segunda-feira.

São Paulo – Os momentos de maior uso do app durante o carnaval paulistano acontecem ao meio-dia de sábado e na tarde de segunda-feira, com 25% e 27% de uso acima da média, respectivamente. Ainda assim, é um movimento menor do que na quarta-feira pela manhã, quando a cidade se prepara para retornar ao funcionamento regular. Ao longo da festa, o padrão de uso em dias úteis ainda consegue ser percebido, mesmo que com menor intensidade.
Na quinta e sexta-feira os padrões de uso voltam ao normal, quase no mesmo nível que na segunda-feira, ressaltando o foco de negócios e serviços da capital paulista.

Salvador – A multiplicidade de eventos na capital da Bahia faz com que o uso seja o mais atípico. Não há fortes indícios dos picos pela manhã e tarde, como em outras cidades analisadas. O momento de maior uso acontece na tarde de sábado, 42% acima da média, e se prolonga por algumas horas. A quarta-feira de cinzas tem movimento quase na média pela manhã, e na quinta e sexta o padrão retorna.

Belo Horizonte – No cada vez mais popular carnaval de BH, o maior pico é registrado logo no sábado da manhã, com uso 52% acima da média. Outro acontece no fim da tarde de segunda-feira, com 37% acima da média, dia de saída do Baianas Ozadas, um dos maiores blocos da cidade. O domingo de carnaval é o dia de uso mais baixo.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



