Milena Braga Romano, presidente da Eletra, especializada na produção de ônibus elétricos, avaliou o ano de 2024 como desafiador, mas com resultados muito bons. Como principal avanço, ela indica o aumento da confiança dos operadores nas novas tecnologias embarcadas nos elétricos – o que abre caminho para a eletrificação mais intensa das frotas.
Autopass: sem tempo para se preocupar com desafios de conjuntura
Outro otimista com ano de 2025 é Rodney Freitas, CEO da Autopass. Ele considera que a empresa atravessou 2024 com bons resultados, prevê muitas novidades para o próximo ano. E acha que o mercado está pronto para enfrentar adversidades, porque o segmento do transporte é forte e importante para o país.
ClickBus: bons resultados indo atrás do cliente com melhora da experiência
Neste mosaico do mercado a área do transporte rodoviário aparece com novidades para melhorar seu faturamento com inovação. Elbert Leonardo, vice-presidente comercial da ClickBus, para além da sazonalidade da quantidade de feriados no ano aposta em formatos mais ativos de venda de passagem, como pacotes para grandes shows, para melhor a experiência do cliente e, portanto, as vendas.
ONG do consumidor cobra mais estudos e manutenção dos trólebus
O pesquisador Jorge Françozo de Moraes, presidente do Movimento Respira São Paulo, foi defender na câmara municipal a manutenção da atual frota de trólebus e a adoção do modelo e-trol, que funciona também sem as hastes, os chamados “suspensórios”.
Apesar de reconhecer como positivo para o meio ambiente da cidade o crescimento da oferta de ônibus elétricos, Françozo lamenta que as decisões da prefeitura e Câmara Municipal surjam sem transparência, estudos e debates.
Federações se aliam para reconhecer boas práticas em ESG
Márcia Pinna, editora da Technibus acompanhou o lançamento da Aliança pela Sustentabilidade no Transporte no estado de São Paulo, durante as comemorações do 10º aniversário da Fetpesp. A ação foi desenvolvida numa parceria das federações de carga, passageiros e fretamento e quer reconhecer e valorizar as boas práticas alinhadas às diretrizes de ESG no setor de transporte rodoviário.
Adamo Bazani: o balanço da área de trilhos, PPP e concessões
Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, segue com os destaques do ano de 2024. Agora, ele fala sobre trilhos, concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP). Bazani avalia que o setor avançou menos do que deveria, e que as obras sobre trilhos são lentas e caras.
O planejamento das obras de mobilidade exclui as pessoas em nome da técnica
O apresentador do Podcast do Transporte, jornalista especializado em transporte Alexandre Pelegi, aponta a ausência das pessoas no planejamento da mobilidade urbana. A técnica deveria ser representante dos interesses da maioria das pessoas. Quando se fala em PPP, concessão e licitação, entra o fator lucratividade e a coisa fica ainda pior, mesmo com a presença do poder concedente. E dele, as pessoas reclamam muito pouco, conclui Pelegi.
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