Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura de São Paulo, fala sobre suas propostas para o transporte público

A Technibus procurou os dois candidatos – Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) – que se enfrentam no segundo turno da eleição para prefeito em São Paulo para saber mais sobre suas propostas para mobilidade

Marcia Pinna

Technibus – Como o senhor pretende incentivar o uso do transporte público? Isso será uma prioridade em sua administração, caso seja eleito?

Guilherme Boulos – A melhor forma de estimular o uso do transporte público é a cidade ter um sistema eficiente, que ofereça um serviço de qualidade para as pessoas. A gente sabe, pelo estudo da Rede Nossa São Paulo, que o morador da cidade passou em média 2h26 por dia no trânsito da cidade ano passado. Esse número é sete minutos maior que o ano anterior, o que indica que teve uma piora na gestão atual. A maior parte da população da cidade se desloca de ônibus – cerca de 40%, segundo o mesmo estudo. Isso mostra a importância de termos um transporte público rápido e eficiente, melhorando a qualidade de vida da população.

Technibus – Em infraestrutura para transportes coletivos, quais devem ser os investimentos de sua futura administração?*

Guilherme Boulos – Vamos fazer uma coisa que o atual prefeito não fez: expandir os corredores de ônibus. A atual gestão só entregou 4 km de corredor de ônibus. Tinha prometido entregar 40 km. Nós vamos fazer esses 36 km que não entregaram e muito mais. Vamos fazer 120 km de corredores de ônibus, priorizando os corredores Aricanduva, Radial Leste, Miguel Yunes, M’Boi Mirim, Celso Garcia, Itaim-São Mateus, Norte-Sul e a Perimetral Bandeirantes.

Technibus – O senhor pretende ampliar a tarifa zero que hoje é praticada aos domingos?

Guilherme Boulos – Vamos expandir a Tarifa Zero em São Paulo, de forma gradual e responsável. Para isso, assim que assumirmos a Prefeitura, vamos fazer um estudo das possibilidades de ampliação, sem risco fiscal para o município, aumentando as regras de gratuidade de uso deste serviço público que é o transporte coletivo.

Technibus – Quais os seus planos para acelerar o processo de eletrificação do transporte coletivo de São Paulo? O número de ônibus elétricos ainda está bem abaixo da meta da atual administração.

Guilherme Boulos – Como prefeito, vou transformar São Paulo na capital da transição energética. Vamos investir na renovação da frota de ônibus e também dos veículos utilizados pela Prefeitura. Nossa meta será transformar 50% da nossa frota de ônibus em veículos elétricos ou híbridos.

Technibus – O senhor acredita que o uso de outros combustíveis renováveis poderá ser uma solução para a descarbonização da frota de ônibus? Ou a sua administração deverá focar na eletrificação?

Guilherme Boulos – Certamente, é um dos nossos objetivos. Não vamos focar em ums tecnologia somente. Nossa meta é fazer de São Paulo uma cidade referência na transição energética. Para isso, vamos investir em ônibus elétricos ou híbridos. Também quero incentivar a aplicação da Lei 15.997 para promover uso de veículos elétricos ou movidos a hidrogênio.

Technibus – Resumidamente, por que a sua eleição seria importante para melhorar o transporte público de São Paulo?

Guilherme Boulos – São Paulo precisa de prefeito. Um prefeito que cuide da cidade, que trabalhe por ela e que olhe para as necessidades das pessoas. O transporte público é parte essencial da vida da maior parte da população. Por isso, é essencial ter um prefeito que pense e olhe com atenção para este serviço, pensando no bem da população e não que apenas trabalhe para aparecer em véspera de eleição.

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