Júlio César Diniz, proprietário da Rouxinol: “Além de fidelizarmos nossos contratos com 20 grandes companhias, sendo 17 multinacionais, conquistamos mais um contrato com uma grande multinacional do setor de alimentação”

Para atender o novo cliente e renovar a sua frota, a empresa comprou 40 ônibus Mercedes Benz, entre modelos executivo e convencionais, micro-ônibus e vans

Sonia Moraes

Technibus – Como está o mercado de fretamento corporativo?

Júlio César Diniz O mercado de fretamento continua desafiador e a manutenção dos negócios tem sido por meio da superação dos desafios, mas estamos atentos às mudanças e adaptando nossas estratégias para atender às novas demandas. Com planejamento, buscamos antecipar as necessidades dos clientes.

Technibus – O mercado de fretamento se recuperou da crise causada pela pandemia?

Júlio César Diniz Em volume, o fretamento superou as perdas causadas pela pandemia, mas os prejuízos ainda não foram recuperados, principalmente na recomposição dos preços dos ônibus que tiveram aumento expressivos.

Technibus – E a Rouxinol, conseguiu se recuperar?

Júlio César Diniz Em termos de volume sim, tivemos o privilégio de conquistar novos clientes, mas ainda estamos sofrendo com a dificuldade de recomposição dos preços.

Technibus – Como está a demanda pelo serviço de fretamento?

Júlio César Diniz A pandemia como qualquer crise, purificou o mercado, as empresas menos preparadas e estruturadas acabaram ficando pelo caminho, mas nos tornamos mais fortes para enfrentar novos desafios e adaptarmos. Em geral a demanda está nos níveis pré-pandemia. Os pontos positivos do setor estão na crescente ênfase em soluções de transporte que priorizam a segurança, sustentabilidade e a flexibilidade.

Technibus – Qual a sua expectativa para os últimos meses de 2024?

Júlio César Diniz A expectativa é boa, as indústrias precisam acelerar para entregar bons números e sinalizar o planejamento para 2025. Estamos preparados para oferecer o melhor suporte possível aos nossos clientes.

Technibus – Entre os setores que a Rouxinol atende, qual está com maior demanda neste ano?

Júlio César Diniz Este ano podemos destacar o setor automotivo que vem trabalhando forte e com demandas extras, em fase de recuperação e expansão; em seguida o setor de alimentação.

Technibus – Como está o desempenho da Rouxinol neste ano?

Júlio César Diniz Além de fidelizarmos nossos contratos com 20 grandes companhias, sendo 17 multinacionais, este ano conquistamos mais um contrato com uma grande multinacional do setor de alimentação.

Technibus – A Rouxinol comprou novos ônibus neste ano?

Júlio César Diniz Foram adquiridos 40 ônibus Mercedes Benz, entre modelos executivo e convencionais, micro-ônibus e vans para atender o novo cliente, e parte para a renovação da frota. Os novos ônibus têm carrocerias Marcopolo e Comil Campione e estamos observando as oportunidades de renovações com as mais recentes inovações em conforto e segurança.

Technibus – Quantos ônibus a Rouxinol têm na frota? Qual o quadro de funcionários?

Júlio César Diniz Atualmente são 330 ônibus, todos Mercedes-Benz, modelos OF 1722 e O-500R, sendo 58% com carroceria Comil Campione, 40% Marcopolo G8 e 2% Busscar. Os micros são 100% Mercedes-Benz com carroceria Marcopolo Senior e os cinco modelos de Sprinter são na versão 416 CDI. Atualmente, temos 680 colaboradores, sendo 480 motoristas.

Technibus – Onde circulam estes veículos?

Júlio César Diniz Na região metropolitana de Belo Horizonte e na região central de Minas Gerais (Congonhas, Lafaiete, Ouro Branco, Jeceaba, Nova Lima, Sabara e Caetés).

Technibus – Quais os planos da Rouxinol para o final deste ano?

Júlio César Diniz Nossos desafios estão na gestão e inovação, gostamos de analisar as metas traçadas no início do ano e fazer uma análise do que foi alcançado e o que ainda podemos fazer este ano para alcançá-las.

Technibus – Outra empresa, a Sudoestino, também passou por renovação de frota?

Júlio César Diniz – Sim, as marcas e modelos são os mesmos utilizados em nossos veículos da Rouxinol. Foram comprados dois ônibus Mercedes-Benz com carroceria Comil.

 Technibus – Onde circulam os ônibus da Sudoestino?

Júlio César Diniz A Sudoestino opera entra as principais cidades do sudoeste de Minas, Passos, Piumhi, Capitólio, Furnas, Itaú de Minas, São João Batista Gloria e Delfinópolis.

Technibus – A Sudoestino tem operação de fretamento para o turismo também?

Júlio César Diniz Possui sim, a operação de fretamento eventual para o turismo, e está preparando para o fretamento contínuo.

Technibus – Quantos veículos a Sudoestino tem em sua frota?

Júlio César Diniz São 17 ônibus Mercedes-Benz, sendo 60% com carroceria Marcopolo e 40% com carroceria Comil.

Technibus – Qual o maior desafio enfrentado pelas empresas de fretamento? E especificamente para a Rouxinol?

Júlio César Diniz Acredito ser a falta de mão de obra qualificada, especialmente no caso de motoristas. E a necessidade de adaptação em virtude das mudanças rápidas ocorridas no mercado. A Rouxinol busca crescer, mas sempre mantendo o nível de qualidade, implementando novas tecnologias e processos para atender as expectativas dos clientes

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