Londrina moderniza transporte coletivo

Cidade do Paraná inaugura centro de inteligência operacional e sistema inteligente de transporte

Marcia Pinna

De Londrina

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, no Paraná, e as operadoras Londrisul e Transporte Coletivo Grande Londrina (TCGL) deram um passo decisivo no processo de modernização do sistema de transporte.

A administração municipal inaugurou o centro de inteligência operacional de Londrina (CiOp) e o sistema inteligente de transporte coletivo. Com uma frota de 350 ônibus, a cidade passa a contar com a tecnologia da Clever Devices e da sua subsidiária M.A.I.O.R. A manutenção do novo centro fica a cargo da Prodata Mobility Brasil, enquanto a bilhetagem eletrônica é fornecida pela Transdata.

Para Maurício Corte, da Clever Devices, a maior inovação do sistema é integrar, de fato, poder público e concessionárias. “No centro operacional, todos trabalham lado a lado, no mesmo ambiente, com total transparência “, conta.

O poder público constrói a rede e a tabela de horários. Já as empresas fazem a atribuição de motoristas e veículos. “Toda inteligência do sistema fica nesta área. E o restante cuida da operação propriamente dita e do atendimento ao cliente”, detalha Corte.

Para o passageiro, os avanços são muitos: wi-fi em todos os ônibus e terminais da cidade, informação em tempo real sobre localização dos veículos, aviso de proximidade do ônibus, aplicativo que permite ao usuário escolher a melhor rota, além opção de pagamento com cartões bancários sem contato (débito e crédito).

O secretário de planejamento e orçamento e ex-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, conta que também foi implementada a biometria facial e um sistema de segurança nos ônibus.

Para o poder público, o novo sistema permite um controle mais rigoroso dos parâmetros de operação do sistema de transporte. “Temos acesso a dados em tempo real de quilometragem, ocupação dos veículos, número de gratuidades, tempo de trajeto e todos os indicadores importantes”, diz o secretário.

Wilson de Jesus, diretor de transporte da CMTU, diz que a cidade está rompendo um paradigma no transporte coletivo do país. “A plataforma que estamos entregando vai muito além do monitoramento de ônibus. A tecnologia desenha o sistema de transporte, com planejamento, gestão e controle em tempo real.”

O sistema de Londrina é semelhante ao Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional (SMGO) que será implementado em São Paulo pelo Consórcio Clever. A Noxxon Sat é responsável pelo hardware do CiOp.

Veja também