BYD começa projeto-piloto para montagem de ônibus elétricos na Colômbia

A iniciativa, que ainda está em nível experimental, é uma parceria com a Hino, fabricante japonesa de caminhões, ônibus e veículos comerciais; a BYD se prepara para uma nova licitação do sistema Transmilenio

Márcia Pinna Raspanti

A BYD lançou um projeto-piloto de montagem de ônibus elétricos na Colômbia, segundo informações da Zebra Aliança. O objetivo da empresa é iniciar um plano experimental para a montagem de ônibus biarticulados no país, em colaboração com a empresa HMMC Hino.

A gerente regional da BYD Colômbia, Lara Zhang, informou à Technibus que a iniciativa consiste em transportar por contêineres os chassis desmontados e fezer a montagem em parceria com a Hino. “Após esse processo, os chassis serão enviados para a encarroçadora local, para que os ônibus sejam finalizados”, detalhou a executiva. O projeto já começou com a chegada de um ônibus articulado de 12 metros a ser montado na Colômbia.

De acordo com Andrés Rubio, Marketing Leader da BYD Colômbia, a empresa se prepara para participar da licitação dos ônibus Transmilenio fase VI, destinados a atender as rotas da avenida 68 e em direção a Soacha.  A “Fase VI” do Sistema Integrado de Transporte Público de Bogotá inicia sua primeira etapa com 296 novos ônibus articulados e biarticulados que deverão começar a operar na região até o final de 2025 nos novos troncos que estão atualmente em construção.

Entre as novidades ​​dos novos ônibus está a utilização de baterias Blade, consideradas mais seguras e resistentes a perfurações.

LEIA TAMBÉM:

Colômbia dá show de planejamento e flexibilidade na implantação de ônibus elétricos

Maior garagem para ônibus elétricos da América Latina fica em Bogotá

Empresa de Bogotá tem sistema aéreo de recarga para ônibus elétricos

Veja também