Colômbia dá show de planejamento e flexibilidade na implantação de ônibus elétricos

Adamo Bazani, do Diário do Transporte, e Márcia Pinna, da Technibus, visitaram o sistema de transporte de Bogotá, a convite da BYD. Saiba mais sobre a operação de ônibus elétricos na capital colombiana

Adamo Bazani, nosso parceiro editor-chefe do Diário do Transporte, visitou Bogotá na Colômbia a convite da BYD e voltou muito impressionado com o planejamento bem estudado e bem executado do setor que trouxe soluções técnicas inovadoras e modelos de negócios flexíveis que têm trazido excelentes resultados no processo de descarbonização via ônibus elétrico.

Mulheres cada vez mais dirigindo os ônibus urbanos de Bogotá

Já Márcia Pinna,editora da Technibus, publicação da OTM Editora,embarcou para o mesmo destinoe nos  trouxe a informação de que, por lá, as mulheres estão ocupando seu espaço como motoristas de ônibus urbanos. Numa das principais empresas, a La Rolita, são maioria com 60% dos postos. Esta conquista faz parte de um movimento em toda a Colômbia. Há por exemplo, uma lei nacional que exige que 30% dos funcionários públicos sejam mulheres. Bom exemplo.

Qual é a relação entre SUM, marco legal, tarifa zero, subsídios?

O Instituto MDTé uma organização sem fins lucrativos com uma longa história no setor e que há anos vem defendendo a criação do SUM, o Sistema Único de Mobilidade. Numa entrevista abrangente, o diretor executivo da entidade, Wesley Ferro, explica que é necessária a existência do SUM estruturado para criar as bases sustentáveis da tarifa zero. Fala também do marco regulatório, dos subsídios para o transporte público e muito mais.

Paixão e apoio foram parceria para uma história de muito sucesso

A nossa coluna Mulheres do Transporte apresenta neste episódio a motorista profissional Ivone Costa que, aos 54 anos, resolveu embarcar como motorista de um ônibus urbano articulado de quase 22 metros na empresa VB1 em Campinas, no interior de São Paulo. Apaixonada pela carreira, Ivone Costa dá uma aula de bom atendimento, dá a sua receita contra o assédio e revela o apoio que tem tido dentro do ambiente de trabalho.

Informação com análise é no Podcast do Transporte. Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify ou no seu agregador predileto. Ou visite a gente

no www.podcastdotransporte.com.br. O Podcast do Transporte é um produto do

Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP.

Veja também

Por