Modelos elétricos e a gás avançam na frota de ônibus e caminhões

Dos 55.927 veículos pesados emplacados de janeiro a maio de 2025 – 46.255 caminhões e 9.672 ônibus –, 444 unidades são de modelos elétricos, alta de 39,7% sobre os cinco meses do ano passado, e 296 unidades são modelos a gás, aumento de 480,4%, segundo a Anfavea

Sonia Moraes

Diante das exigências de sustentabilidade para a frota automotiva e da meta de reduzir em 50% as emissões de carbono até 2030 determinadas pelo programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), os veículos elétricos e gás ampliam a participação nas vendas de caminhões e ônibus no mercado brasileiro, conforme mostra o balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Em 2024, dos 147.368 veículos pesados emplacados no mercado brasileiro – 124.933 caminhões e 22.435 ônibus – os modelos elétricos tiveram 0,6% de participação com 845 unidades, aumento de 81,8% em relação a 2023, quando a frota era de 465 veículos, e os modelos a gás chegaram a 0,2% de participação com 291 unidades, 95,8% a mais que em 2023, que era de 149 veículos

O acumulado de janeiro a maio de 2025, mostra que os veículos elétricos já representam um pouco mais da metade do total vendido em todo o ano de 2024 e os modelos a gás já ultrapassaram o total vendido no ano passado.

Segundo a Anfavea, dos 55.927 veículos pesados emplacados de janeiro a maio de 2025 – 46.255 caminhões e 9.672 ônibus –, 444 unidades são de modelos elétricos. Esse volume representa um crescimento de 39,7% a mais que no mesmo período do ano passado (318 unidades), com participação de 0,8% no total, e 296 unidades são modelos a gás, 480,4% acima dos 51 veículos emplacados no mesmo período de 2024, e a participação chegou a 0,5%.

Emplacamentos

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a maio de 2025 foram emplacados 277 ônibus elétricos no país, enquanto no mesmo período do ano passado chegaram a 120 unidades. Em maio deste ano, foram comercializados no mercado brasileiro 24 ônibus elétricos, aumento de 166,67% em relação a maio de 2024, quando foram emplacados nove modelos elétricos.

No ranking dos fabricantes de 2025, a Caio aparece em primeiro lugar, com 94 ônibus elétricos emplacados (33,94% do total), seguida da BYD com 77 unidades (27,8%). Na sequência está posicionada a Mercedes-Benz com 70 modelos elétricos (25,27%), a Higer com 11 unidades (3,97%), Ankai com nove (3,25%), Volkswagen com quatro e Scania com um emplacamento.

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