Maior garagem para ônibus elétricos da América Latina fica em Bogotá

Inaugurada em 2022, a estrutura foi projetada e construída em cerca de um ano, e hoje 406 ônibus elétricos formam a frota da empresa

Márcia Pinna Raspanti, de Bogotá, na Colômbia

Em um espaço de 40 mil m², a Green Móvil implementou um impressionante centro logístico para a operação de ônibus elétricos na capital da Colômbia. Com investimentos de US$ 20 milhões, o empreendimento é resultado da parceria da empresa colombiana Fanalca e da francesa Transdev. Inaugurada em abril de 2022, a garagem abriga 406 ônibus elétricos com chassis BYD e carrocerias Marcopolo.

O centro logístico conta com infraestrutura de recarga – duas subestações, 119 carregadores e 381 dispensadores -, dois tanques de água, parte administrativa flexível (em contêineres e estruturas móveis), além de um projeto-piloto de um ônibus a hidrogênio. “O primeiro desafio foi encontrar uma área tão extensa e bem localizada, depois veio a avaliação arqueológica para liberação das obras. O terreno também recebeu uma pavimentação especial para suportar a operação. E conseguimos desenvolver uma solução eficiente para o recebimento de energia, que chega nas duas subestações vinda de dois diferentes locais da cidade”, conta Andres Cerquera, diretor de infraestrutura da Green Móvil.

Para se ter uma ideia, a energia elétrica que abastece o pátio da empresa seria suficiente para suprir as necessidades de uma cidade de 200 mil habitantes. Segundo Cerquera, isso permitiu que a Green Móvil conseguisse tarifas especiais junto aos provedores de energia.

A operadora utiliza ônibus padron e micro em sua frota elétrica e atende de 70 a 80 mil passageiros por dia em 14 linhas. “Pudemos comprovar que a frota elétrica é melhor em confiabilidade, principalmente em rotas como as nossas, com vias muito inclinadas e estreitas. Nossa operação é praticamente de 24 horas, pois os primeiros veículos saem da garagem às duas horas da manhã e os últimos ônibus chegam perto da uma hora da madrugada”, detalha Jimmy Daraz, diretor de operações da Green Móvil.

Andres Cerquera ao lado de um dispensador

Veja também

Por