Por Márcia Pinna Raspanti
Technibus – Como o BuscaOnibus avalia o mercado brasileiro neste momento? A boa fase do transporte rodoviário de passageiros deve continuar?
José Almeida – Vivemos um mercado cada vez mais digitalizado, com aumento de empresas estrangeiras atuando no país, além de uma competitividade maior para o consumidor, o que se reflete na melhoria de oferta de serviços e maior oferta de promoções e descontos. O crescimento é impulsionado pela sensação de melhora econômica, com investimentos em novas frotas e serviços mais sofisticados, além de uma tendência crescente de turismo rodoviário. O setor rodoviário, por sinal, já vem buscando atrair os passageiros do transporte aéreo, especialmente devido às altas tarifas. E isso é notório em alguns trechos, especialmente entre capitais relativamente próximas, como Rio/São Paulo e São Paulo/Curitiba. As empresas estão investindo em frotas renovadas, serviços como internet gratuita a bordo e bilhete de passagem eletrônico, iniciativas que refletem as mudanças no comportamento do consumidor. Empresas globais estão já entrando no Brasil via movimentos de fusões e aquisições (M&A) ou com as suas marcas já consolidadas, como vem acontecendo em outros países da América do Sul. Este ano foram já anunciadas duas aquisições importantes, com a canadense Busbud adquirindo a empresa mineira Buson, e a israelense Travelier adquirindo a empresa paulista DeÔnibus. São esperadas mais novidades ainda este ano. É um cenário muito positivo para o consumidor, pois torna o ônibus uma alternativa cada vez mais competitiva em relação ao aéreo e também em comparação com o transporte individual.
Technibus – A tendência é que operadoras do setor usem as plataformas já existentes ou desenvolvam suas próprias plataformas?
José Almeida – As operadoras mudaram muito durante a pandemia, quando a digitalização passou a ser uma prioridade e a venda de passagens online mais que dobrou. Nesse movimento os maiores grupos, além de modernizarem os seus sites próprios, ensaiam o lançamento de plataformas digitais em diversos formatos: operadoras virtuais de aplicativo, para fazer frente à nova concorrência de empresas como Buser e Flixbus; marketplaces, juntando as operadoras do grupo e abrindo até a venda para empresas concorrentes em mercados onde não atuam; até plataformas de benefícios e promoções, semelhantes aos programas de milhas no aéreo. Ao mesmo tempo, as operadoras perceberam a importância de estarem presentes nos diversos canais de vendas e canais de aquisição, que cresceram muito nos últimos anos, colocando o seu portfólio de viagens nas diversas agências de venda on-line (OTA), em distribuidoras globais e metabuscadores como o BuscaOnibus.
Technibus – Como o BuscaÔnibus trabalha em parceria com as operadoras? A empresa também dá suporte para as empresas desenvolverem suas soluções?
José Almeida – A BuscaOnibus trabalha diretamente com os principais grupos de operadoras e indiretamente com as operadoras menores, por meio de parcerias com OTAs e distribuidoras globais. Conseguimos assim uma cobertura com mais de 250 operadoras nacionais e internacionais. Com estas parcerias ajudamos as operadoras e entenderem a importância de investirem na sua presença on-line. Ajudamos ainda os nossos parceiros (OTAs e operadoras) por meio de um produto B2B (Business to Business) de inteligência de mercado, que fornece informações relevantes para benchmarking, estratégias de precificação e de crescimento.
Technibus – Quais as vantagens de utilizar a plataforma BuscaOnibus?
José Almeida – A plataforma BuscaOnibus é o melhor lugar para o viajante iniciar o planejamento da sua viagem, já que divulgamos e comparamos preços de passagens dos principais players do mercado. Oferecemos ainda a possibilidade de comparação com outros modais, como a carona e o aéreo. Assim o viajante garante a melhor opção para a sua viagem. Para as operadoras e agências de venda on-line, a nossa plataforma é uma vitrine muito relevante para atingir o usuário final, principalmente para novas empresas do mercado que ainda não são tão conhecidas.