Technibus – O BNDES Finem já está disponibilizado para a produção e aquisição de ônibus elétricos?
Felipe Souza – Sim. BNDES Finem Meio Ambiente é a linha mais barata do Finem para aquisição ou produção de ônibus elétricos. Além disso, tem o BNDES Finem Mobilidade Urbana que pode ser usado para projetos de implantação de infraestrutura de recarga e adaptação de garagens. BNDES Finame e BNDES Finame Direto também podem ser acessados com melhores condições para ônibus elétricos.
Technibus – Qual montante pode ser financiado pelas empresas para a produção de ônibus elétricos?
Felipe Souza – Não existe limite. No Finem Meio Ambiente, projetos acima de R$ 40 milhões são operados de forma direta pelo BNDES. Abaixo do valor, são indiretamente por meio das instituições financeiras credenciadas, como bancos comerciais e de instituições de desenvolvimento regionais.
Technibus – Qual é a taxa de juros?
Felipe Souza – As taxas de juros e prazos podem ser consultados no site do BNDES. Aquisição de ônibus: BNDES Finame Direto (https://www.bndes.gov.br/wps/vanityurl/finame-direto) e BNDES Finem Meio Ambiente (http://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/bndes-finem-onibus-caminhoes-equipamentos-baixo-carbono). Outros investimentos como infraestrutura de recarga e garagens BNDES Mobilidade Urbana (https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/bndes-finem-mobilidade-urbana). Produção de ônibus: BNDES Finem Meio Ambiente e BNDES Finem BK (https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/bndes-finem-producao-bk). Projetos menores de valores menores: BNDES Finame Baixo Carbono (https://www.bndes.gov.br/wps/vanityurl/finame-baixo-carbono)
Technibus – Dê mais detalhes deste produto
Felipe Souza – Ultimamente temos indicado o BNDES Finame Direto para nossos clientes, pois não cobra taxa de intermediação dos bancos e tem um trâmite mais ágil por ser um produto padronizado. Os financiamentos do BNDES em geral são aderentes a projetos de longo prazo, em função de seu custo atrativo quando comparado a outros empréstimos de prazo alongado. Financiamos tanto o setor público quanto o privado e não exigimos aval da União.
Technibus – Qual a expectativa do BNDES sobre o avanço dos ônibus elétricos no Brasil?
Felipe Souza – Como se trata de uma primeira adoção em massa, e de um produto que pode ser três ou quatro vezes mais caro do que o ônibus convencional, a velocidade e o grau de substituição vão depender do volume de incentivos e de recursos públicos disponíveis que em última instância equilibrarão as contas das concessões de ônibus. O primeiro movimento em grande escala será no município de São Paulo, com a meta divulgada de 2.600 ônibus até 2024. Mas vemos outras cidades buscando a mesma solução, o que indica que a demanda não será concentrada em apenas uma localidade.