Por Márcia Pinna Raspanti
Technibus – Quais as principais conclusões do estudo “Futuro da Mobilidade Urbana”?
Julio Ramos – Nosso estudo destaca como o consumidor está ávido por soluções de pagamentos para o transporte público que acompanhe a evolução de demais experiências que estão se tornando cada vez mais digitalizadas, rápidas, sem fricção e seguras. Os dados que levantamos mostram que 94% dos consumidores pesquisados esperam que os transportes públicos passem a aceitar pagamentos por aproximação de cartões de crédito ou débito. Isso demonstra que conveniência e agilidade é a grande demanda por parte dos consumidores, o que ajuda empresas e governos a guiarem seus investimentos neste sentido.
Technibus – Vemos que há uma grande demanda por diferentes formas de pagamento digital nos países pesquisados. Isso também existe no Brasil?
Julio Ramos – Sem dúvidas! O Brasil desponta como um dos países com maior apelo para digitalização de pagamentos globalmente. Em um estudo recente onde levantamos dados sobre as expectativas dos consumidores em relação a formas de pagamento, 67% dos consumidores brasileiros pesquisados têm a intenção de usar pagamentos digitais com maior frequência (o percentual global é de 55%). Além disso, quase metade dos consumidores brasileiros pesquisados (47%) prevê que utilizarão exclusivamente formas digitais de pagamento dentro dos próximos 2 anos (em comparação com 40% globalmente). Esses dados mostram uma grande oportunidade de evoluir toda a experiência do passageiro por meio de soluções digitais.
Technibus – O fato dos passageiros utilizarem diferentes meios de pagamento em seu dia a dia mostra a maturidade do mercado?
Julio Ramos – Isto demonstra não apenas uma maturidade do mercado, mas também uma evolução dos hábitos de uso dos passageiros, que têm uma demanda crescente por experiências mais digitalizadas, rápidas, convenientes e seguras. Os passageiros buscam soluções que simplifiquem sua jornada de mobilidade. Nosso estudo “Futuro da Mobilidade Urbana” mostra que 64% utilizariam alguma solução digital para planejar, reservar e pagar antecipadamente todos os seus meios de transporte em uma única plataforma. Na Visa, temos trabalhado para tornar viável ao passageiro realizar todo seu percurso utilizando sua credencial Visa, independente do modal escolhido.
Technibus – O pagamento por aproximação é uma tendência na América Latina? E especificamente no Brasil?
Julio Ramos – Sim, e é uma tendência que cresce exponencialmente. Consumidores estão cada vez mais acostumados a agilidade sem perder a segurança que os pagamentos por aproximação oferecem. No Brasil, chegamos a incrível marca de mais de 50% de todas as transações físicas com credenciais Visa serem feitas com a tecnologia de pagamentos por aproximação, e esse número se mantém na média dos países da América Latina e Caribe. Ao analisarmos o segmento de mobilidade urbana, os números são surpreendentes. Em 2022, em apenas dez meses, a Visa registrou um bilhão de transações de pagamentos por aproximação em sistemas de transporte público no mundo todo. Essa tendência não fica só nos números, mas também na cultura do consumidor. Quem nunca ouviu a pergunta “é por aproximação?” quando foi realizar um pagamento?
Technibus – Quais as perspectivas da Visa para o mercado brasileiro?
Julio Ramos – O Brasil é uma terra fértil para desenvolver tecnologias inovadoras e que auxiliem efetivamente a vida do passageiro. Recentemente anunciamos a parceria com o cartão Jaé, que será o novo cartão de acesso da população carioca ao transporte público. O Jaé também poderá ser usado como método de pagamento em estabelecimentos comerciais que aceitam credenciais Visa além de ser aceito como método de pagamento por aproximação no MetrôRio, integrando todos os modais da cidade.. Este é um exemplo de como o mercado brasileiro está aberto a novas tecnologias de pagamentos por aproximação e soluções de pagamentos digitais que sirvam como ponte para a evolução do transporte público em todo o país, trazendo modernidade, agilidade nos pagamentos, encurtamento de filas, e uma experiência de mobilidade urbana mais cômoda ao passageiro.
Technibus – Após um ano de parceria, como tem sido a experiência com o MetrôRio?
Julio Ramos – Temos colhido resultados muito bons da nossa parceria com o MetrôRio. Em um ano, houve um aumento médio de 40% ao mês na utilização dos pagamentos por aproximação no MetrôRio e o uso médio diário durante a semana ficou em 1,75 vez por passageiro. Na visão do passageiro, houve uma melhora significativa na qualidade do transporte, já que a tecnologia encurtou filas e facilitou o processo de entrada das estações. Após o primeiro uso da tecnologia, nove em cada dez passageiros continuam usando pagamentos por aproximação para outras viagens. A solução também auxiliou no turismo, já que o pagamento por aproximação é uma solução global. Foram registrados turistas de 20 países diferentes utilizando essa solução nas catracas do Rio de Janeiro. Por fim, esse método de pagamento contribuiu para manter a taxa de risco de fraudes de pagamento no metrô a níveis baixíssimos, se mantendo em um percentual de 0,03%.