Cartão Top irá substituir o Bom em São Paulo

Benefícios do cartão BOM continuarão valendo para os passageiros da Grande São Paulo, como o desconto na integração entre ônibus e trilhos, e outros serviços serão agregados

O governo de São Paulo anunciou que o cartão Top irá substituir o cartão Bom, como meio de pagamento no Metrô, CPTM e nos ônibus da EMTU.

Segundo o governo de São Paulo, a substituição será feita gradativamente, permitindo novas funcionalidades sem interferir nos benefícios já proporcionados aos passageiros que utilizam o cartão de transporte atual. O plano de modernização dos meios de pagamento foi iniciado em setembro de 2019 com as atividades do sistema Top nos trilhos.

“Vamos iniciar uma nova era, mais moderna e mais funcional no sistema de ingresso nas estações do Metrô e CPTM e no transporte intermunicipal gerenciado pela EMTU”, comentou o governador João Dória. “Uma função que possibilita o acesso a todo sistema estadual de transporte com um único cartão”, completou.

Com o novo cartão Top, uma plataforma agregará e integrará funções de pagamento de transporte, débito e crédito e, futuramente, diversos outros serviços. Desde o lançamento, serão oferecidos serviços financeiros, como a Conta Digital e o cartão multifuncional que, além de cartão de transporte, também é cartão de débito e crédito aceito em mais de dois milhões de estabelecimentos comerciais. O cidadão poderá escolher a opção apenas para o transporte.

Entre as outras novidades deste lançamento está a integração do cartão com o aplicativo Top. Este aplicativo permite a venda dos bilhetes digitais QR Code e também possibilita a gestão da conta digital e das funcionalidades de transporte, débito e crédito do cartão. Outro diferencial, é o pagamento por aproximação, que já inicia período de teste na nova Estação João Dias, da CPTM, por meio das bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Os equipamentos estão sinalizados para facilitar o embarque do cidadão.

Assim como o Bom, o Cartão Top poderá ser usado para embarque nas linhas da EMTU operadas na região metropolitana de São Paulo, além da CPTM e Metrô. O passageiro segue contando com o benefício do desconto de R? 1,50 na integração entre ônibus e trilhos.

A substituição do cartão Bom para Top começa com os cartões Bom Vale-Transporte e, a partir de dezembro, será ampliada para os cartões Bom Comum. Os cartões Bom Escolar, Sênior e Especial serão trocados no início de 2022.

O novo cartão Top poderá ser retirado gratuitamente em um dos postos presenciais ou entregue em domicílio com custo de envio.

Veja também

Por