A Optibus atua no transporte de massa em todo o mundo, disponibilizando ferramentas para tornar o serviço mais dinâmico, flexível e eficiente, contribuindo para a mobilidade. A empresa, que chega ao Brasil prometendo inovações, possui escritórios em Tel Aviv, São Francisco, Londres e Düsseldorf.
Technibus – Como a pandemia do Covid-19 afetou o transporte público no Brasil?
Ronen Avraham – Acho que o pior efeito que a pandemia teve sobre o transporte público no Brasil (além da declinação de passageiros, claro) é a falta de clareza sobre a situação. Temos pouco controle sobre o avanço da pandemia, as medidas tomadas pelo os órgãos públicos variam frequentemente, e consequentemente o fluxo total de passageiros, e sem visão do políticas públicas. De uma indústria que mudava pouco e de forma lenta, chegou a necessidade de se reinventar frequentemente.
Technibus – A situação é semelhante a outros países? Quais países têm situação similar?
Ronen Avraham – A situação é semelhante em muitos países, tanto nos desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento, pois a pandemia pegou todos de surpresa e exigiu medidas restritivas. Mesmo os países que “superaram” a primeira onda, estão enfrentando agora a segunda, com mais distanciamento social, e limitações comercias que afeitam o movimento urbano
Technibus – O senhor acredita que a pandemia trará mudanças definitivas na mobilidade?
Ronen Avraham – Achamos que esta situação dinâmica, que requer agilidade e atuação constante, persistirá até a aplicação da vacinação na maioria da sociedade. Atualmente, a previsão de que isso ocorra é no ano que vem. É impossível prever que aconteceria depois, mas o fato e que a infraestrutura urbana atual no Brasil, e na maioria dos países na região ou em desenvolvimento, só suporta modelo de transporte público por ônibus, e mudar isso levará mais de uma década.
Technibus – O que as operadoras e os gestores podem aprender com a pandemia?
Ronen Avraham – Acho que a maioria dos operadores começou a sentir a mudança, devido aos serviços alternativos, como Uber, 99 e Via, e a pandemia acelerou o processo de modernização e de preparação para que as empresas tenham mais agilidade, oferecendo serviços customizados de acordo com as necessidades e demandas dos usuários. É difícil generalizar os gestores, pois a realidade varia de um local para outro, mas, sem dúvida, a saída econômica da situação depende da possibilidade de mobilizar os passageiros com transporte público de qualidade que atende as necessidades operacionais e de saúde. Para isso, os gestores terão que mudar também.
Technibus – Como reconquistar a confiança do passageiro?
Ronen Avraham – Podemos mencionar vários fatores operacionais, mas no final, os estudos no mundo mostraram que um dos maiores desafios dos gestores e operadores é a comunicação com os passageiros. Comunicação sobre a segurança da viagem, sobre as mudanças do planejamento das linhas, e até comunicação em tempo real sobre as capacidades e pontualidades do serviço.
Technibus – Como a tecnologia pode ajudar o setor neste momento?
Ronen Avraham – A tecnologia precisa servir a todos os integrantes do setor. Facilitando a tomada de decisão dos gestores na definição da programação das linhas. Dando ferramentas de planejamento ágil que podem reagir quase em tempo real para os câmbios nas restrições de distanciamento social. Tomando em consideração o número real dos passageiros para adequar o planejamento e a operação com as diretrizes do distanciamento social
Technibus – De que forma a Optibus atua? Como a plataforma pode ajudar os gestores e operadores?
Ronen Avraham – A solução da Optibus pode ser aplicada para qualquer operador ou gestor de forma imediata. A nova operação requer a criação de cenários diferentes, desde das programações das rotas, planejamento e a escala. O sistema permite ao gestor e aos operadores realizarem essas mudanças rapidamente interligando a programação com o planejamento, segurando uma transição rápida e eficaz dos diferentes cenários e seus implicações econômica.
Os gestores e operadores podem levar em consideração a quantidade dos passageiros, mudanças na frequências das viagens, e assim, aplicar diferentes regras de operações que melhora a segurança dos passageiros e motoristas.
O sistema é 100% na nuvem, facilitando a operação dele a qualquer horário ou dia, mesmo com parte dos colaboradores em home office ou distanciamento social. A solução da Optibus possibilita que os gestores e operadores sejam mais criativos nas questões operacionais, testando e guardando diferentes cenários para se preparar para as diferentes realidades exigidas pela situação.