Emplacamentos de ônibus têm retração 10,76% no primeiro quadrimestre
Para presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, a segunda fase do Programa Move Brasil, com aporte de mais de R$21 bilhões, deve contribuir para a renovação da frota e ajudar a reverter a queda nos emplacamentos
Publicado em 05/05/2026 por Alexandre Asquini

O emplacamento de ônibus no primeiro quadrimestre de 2026 experimentou retração de 10,76% na comparação com mesmo período de 2025. No acumulado de janeiro a abril deste ano, foram emplacadas 8.336 unidades contra 9.341 unidades emplacadas em idêntico período do ano passado.
Em abril deste ano, foram emplacados 2.436 ônibus, o que significa redução de 1,2% na comparação com 2.475 unidades emplacadas no mês anterior. Ao avaliar este resultado, é preciso considerar que abril teve apenas 20 dias úteis, enquanto março alcançou 22 dias úteis.
Na comparação com o resultado do mês de abril de 2025, quando foram emplacados 2.546 ônibus, a redução foi de 4,32%. Os dados foram divulgados pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
Números positivos
Ao divulgar os números, a entidade comemorou o fato de o mercado automotivo em geral ter mantido trajetória positiva em abril. No mês, foram emplacadas 479.662 unidades, resultado 16,79% superior ao registrado em abril de 2025, sendo o segundo melhor resultado, para os meses de abril -- o recorde aconteceu em 2013.
No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, o setor soma 1.734.599 unidades, avanço de 16,30% sobre o mesmo período do ano passado. Esse foi o melhor resultado do 1º. quadrimestre desde 2013. Na comparação com março, houve retração nominal de 6,53%, movimento influenciado pelo calendário, já que abril contou com 20 dias úteis, contra 22 no mês anterior.
O presidente da Fenabrave destacou que o setor automotivo segue em um momento positivo, apesar das condições macroeconômicas. Ele ressaltou que a queda em relação a março se deve ao menor número de dias úteis, mas os resultados comparados a abril de 2025 e ao acumulado do quadrimestre continuam favoráveis, mostrando demanda consistente e diversidade de oferta.
Para automóveis e comerciais leves, ele apontou que programas de incentivo e promoções estimulam a demanda quando há redução de impostos e preços. Quanto a veículos pesados, como caminhões e ônibus, mencionou que a segunda fase do Programa Move Brasil, com aporte de mais de R$21 bilhões, deve contribuir para a renovação da frota e ajudar a reverter a queda nos emplacamentos.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora


