Ponta Grossa (PR) avança em sua agenda de modernização do transporte coletivo urbano com a implementação de uma nova solução de bilhetagem digital, fruto de uma parceria da Transdata com o Google. A iniciativa, realizada conjuntamente com a prefeitura de Ponta Grossa e a VCG, operadora local do sistema de transporte público, permite a compra e o uso de passagens diretamente pelo celular, por meio de QR Code integrado à Carteira Google.
A experiência adotada em Ponta Grossa segue um movimento já iniciado na região metropolitana de Curitiba, primeira iniciativa no Brasil a implementar a Carteira Google para o pagamento de passagens de ônibus. A solução passa a ser expandida para outros municípios, respeitando as características operacionais e o perfil de uso de cada sistema.
Com a novidade, os passageiros passam a contar com mais uma alternativa de pagamento no sistema, somando-se aos meios já existentes. A proposta é tornar o uso do transporte coletivo mais simples, prático e alinhado aos hábitos digitais da população, especialmente para usuários eventuais, visitantes e turistas. A transações com a Carteira Google também podem ser efetuadas via PIX e os ônibus de ponta Grossa já aceitam cartões de crédito e débito, diretamente na catraca.
Para a VCG, a adoção da bilhetagem digital está diretamente conectada à estratégia de inovação e melhoria contínua da operação. “A proposta da carteira digital está alinhada à ideia de mostrar que é possível usar o ônibus de forma mais simples, prática e inteligente, utilizando a tecnologia a favor do passageiro. É uma solução que dialoga com um público mais conectado e que já utiliza carteiras digitais em outras situações do dia a dia”, afirma Rodrigo Wenske, diretor de Relações Institucionais da VCG.
Em dezembro de 2025, o transporte público de Ponta Grossa registrou 1.428.905 passageiros transportados. No acumulado do ano, foram 19.637.221 passageiros, Wenske destaca ainda os ganhos operacionais associados à digitalização. “Quanto mais funcional e otimizado é o processo de embarque, mais fluida se torna a operação. Isso contribui para a regularidade do serviço e para uma melhor experiência do usuário”, completa.
Do ponto de vista tecnológico, a Transdata destaca que a iniciativa representa um passo importante na evolução da bilhetagem no Brasil. “Levar essa solução para Ponta Grossa demonstra como a tecnologia pode ser aplicada de forma prática e responsável no transporte público. A parceria com a Google nos permite ampliar as possibilidades de pagamento e oferecer uma experiência mais simples para o passageiro, especialmente para quem utiliza o transporte de forma eventual”, afirma Cristiano Silva, gerente de Produtos da Transdata.
A compra do bilhete digital pode ser realizada diretamente pelo celular, por meio da Carteira Google ou pelo Google Maps. O QR Code gerado fica armazenado na carteira digital e, no momento do embarque, basta aproximar o celular do validador. O bilhete possui validade de 72 horas, característica que facilita o uso por passageiros que não utilizam o transporte coletivo diariamente.
A prefeitura de Ponta Grossa e a VCG avaliam novas evoluções no sistema de pagamento, com a ampliação gradual das opções digitais, reforçando a estratégia de reduzir o uso de dinheiro em espécie e acompanhar tendências já consolidadas em outros setores da economia.
Prêmio em 2025
Durante a 38ª edição do Maiores do Transporte e Melhores do Transporte, promovida pela OTM Editora, Ponta Grossa recebeu da Mastecard o Prêmio EMV no Transporte, uma iniciativa que reconhece as operações que lideram a adoção do modelo de pagamentos abertos, permitindo o pagamento com cartões de débito e crédito diretamente nas catracas e validadores. A cidade ficou em primeiro lugar na categoria Operações com até 400 mil embarques mensais EMV.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



