No próximo 30 de janeiro, o governo de Goiás entrega os primeiros ônibus biarticulados 100% elétricos do mundo a operar em linhas regulares de transporte público e o maior terminal de recarga de ônibus elétricos do país em potência.
O evento de entrega, que terá cobertura da Technibus, contará com a presença do governador Ronaldo Caiado, além de autoridades estaduais e municipais e representantes do setor de mobilidade e da indústria automotiva. A solenidade será realizada no dia 30, às 9h30, na Garagem da Metrobus, e incluirá visita guiada em um dos ônibus biarticulados elétricos. O evento contará ainda com a presença de executivos como André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina; Silvia Gerber, presidente da Volvo Financial Services América Latina; Ciro Lima, CMO da Nansen; Juscelino Monteiro, COO da Nansen, e Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
A iniciativa reforça a consolidação do Sistema BRT da região metropolitana de Goiânia, composto pelos corredores Norte–Sul e Leste–Oeste, como eixo estruturante da mobilidade urbana. O Sistema BRT (SMB) é um dos principais pilares da mobilidade urbana da região metropolitana de Goiânia, inspirado em sistemas de metrô de superfície, o BRT combina corredores exclusivos, estações modernas e frota diferenciada.
Até o final de 2026 Sistema BRT contará com 199 ônibus, sendo 63 veículos elétricos, 79 movidos a biometano e 57 com tecnologia Euro 6, reforçando o compromisso com a redução de emissões e a transição energética. A infraestrutura do sistema compreende 47 estações, 213 pontos de parada, 15 terminais e cerca de 108 km de extensão, atendendo a mais de 2,5 milhões de usuários por mês, com operação realizada por cinco empresas consorciadas.
O sistema estrutura-se principalmente em dois grandes eixos arteriais — Norte–Sul e Leste–Oeste — integrados a uma rede hierarquizada de atendimento (BRT, Rede Estrutural de Corredores, Rede Intersetorial, Rede Local e Rede Regional).
A operação dos ônibus biarticulados elétricos e a implantação do maior eletroposto de ônibus elétricos do país fazem parte da Nova RMTC, um programa de modernização do transporte coletivo. A iniciativa integra renovação de frota, infraestrutura energética, requalificação de terminais, tecnologia operacional e novos modelos de gestão, com foco na transição para uma mobilidade mais limpa, eficiente e confiável.
Os maiores ônibus elétricos do mundo em operação regular
O principal destaque da entrega é a entrada da operação dos cinco ônibus biarticulados elétricos Volvo, com cerca de 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros. Além deles, Goiânia recebe outros 16 ônibus elétricos articulados Volvo com 21 metros de comprimento e capacidade para 180 passageiros, totalizando 21 novos veículos elétricos de alta performance.
“Há anos nossos ônibus operam com sucesso em Goiânia. Agora temos a honra de fornecer os veículos dessa nova fase do BRT, com veículos de alta capacidade 100% elétricos, extremamente silenciosos e confortáveis. Isso é parte de nossa jornada em soluções para melhorar a qualidade de vida no transporte público”, diz André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
Os veículos contam ainda com carroceria Marcopolo Attivi Express. “A Marcopolo participa, há quase 50 anos, dos mais avançados sistemas de transporte coletivo urbano, fornecendo as soluções mais modernas, eficientes e tecnológicas. Participar dessa iniciativa pioneira em Goiânia e que vai servir de exemplo para a evolução do transporte brasileira, reafirma a estratégia da companhia e o seu foco na inovação e mobilidade sustentável “, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais para o Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
A frota da região metropolitana de Goiânia contará até o final de março com mais 23 veículos elétricos BYD.
O maior eletroposto de ônibus elétricos do Brasil
O governo de Goiás entrega também o Eletroposto Oeste, o maior terminal de recarga de ônibus elétricos do Brasil em potência de carga. “Com 23 carregadores de 240 kW, capacidade para recarregar até 46 ônibus simultaneamente e potência total de 6 MVA, o eletroposto foi dimensionado para garantir alta disponibilidade operacional e eficiência energética. A estrutura foi projetada para sustentar a recarga simultânea de grandes frotas, com robustez elétrica, inteligência de gestão e previsibilidade para a operação do transporte público”, afirma Ciro Lima, CMO da Nansen.
A infraestrutura foi fornecida pela Nansen. O eletroposto integra o sistema BRT e foi concebido para garantir a operação plena da frota sustentável planejada para o corredor Leste–Oeste. O terminal abriga ainda o primeiro Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) móvel utilizado comercialmente no transporte público brasileiro. Com 50 kWh de capacidade e 60 kW de potência, o sistema garante estabilidade energética em situações de pico, emergência ou necessidade de redundância, permitindo testes avançados de recarga inteligente, integração com geração fotovoltaica e gestão eficiente da energia.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



