A Central de Achados e Perdidos (CAP) da CPTM recebeu 67.236 itens perdidos no ano de 2025. O número representa uma média diária de 184 itens localizados nos trens e estações das Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Do total de itens perdidos no ano passado, 44.464 correspondiam a documentos e 22.772 a objetos, como celulares, guarda-chuvas ou outros itens comuns, mas também uma cadeira, um andador, um violão e até mesmo um carrinho de bebê.
A taxa de devolução da companhia atingiu 31%, totalizando 20.595 itens que retornaram aos seus respectivos donos. O resultado foi impulsionado, em grande parte, pela busca ativa realizada pela equipe da CAP, que utiliza o cruzamento de dados para localizar os proprietários antes mesmo que eles procurem o serviço.
“Esse trabalho foi determinante para alcançar 82% das devoluções em 2025. Por meio de uma investigação minuciosa a partir de indícios, conseguimos agilizar a entrega dos itens e fortalecer a confiança dos passageiros na CPTM”, destaca Viviane Vizioni, chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro da companhia, responsável pela gestão de tudo o que é esquecido nas dependências do sistema.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



