A Eletra, em parceria com a fabricante de carrocerias Caio, liderou mais um ano o mercado deste segmento, tanto no acumulado de todo o ano 2025 como no recorte de dezembro de 2025. De janeiro a dezembro de 2025, a Eletra com a Caio-Induscar, teve licenciados 287 ônibus elétricos, número que representa 33,8% de todas as marcas comercializadas no mercado interno, o que inclui os ônibus fabricados no Brasil e os importados, em especial, da China, tanto inteiros como os em CKD (peças), que depois são montados localmente.
Já somente em dezembro de 2025, a Eletra com a Caio respondeu por 63 unidades emplacadas ou 34,62% entre todas as marcas de ônibus elétricos comercializadas no Brasil. O dado é da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que reúne as representantes e revendedoras das fabricantes.
Os emplacamentos de ônibus elétricos no Brasil registram ao longo de todo o ano de 2025, alta de 170,38%, com 849 unidades emplacadas. Em 2024, foram 314 veículos de transportes coletivos elétricos.Ainda de acordo com a entidade, em dezembro de 2025 foram 182 ônibus elétricos em todo o mercado nacional, alta de 727,27% sobre as 22 unidades de dezembro de 2024 e alta de 600% sobre os 26 coletivos elétricos licenciados em novembro de 2025.
Além de atuar com a Caio, a Eletra possui parceria com a fabricante brasileira de motores elétricos, inversores e baterias WEG, de Jaraguá do Sul (SC). A diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Braga Romano, prevê crescimento da marca para 2026, não apenas pelas unidades já encomendadas e o cenário da eletrificação no Brasil, mas por novidades recém-apesentadas e outras que vão surgir ainda.
“Tenho plena convicção que 2026 sem dúvida será o ano do ônibus elétrico brasileiro e, com isso, o ano da Eletra, que é sinônimo de Brasil. Temos já mais de 600 unidades encomendadas, recentemente lançamos modelos novos e nossa marca própria de chassis. Teremos mais lançamentos em 2026 e já temos outras negociações em curso. Iniciamos também um novo ciclo de investimentos na nossa planta em São Bernardo do Campo”, afirma.
A diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira, destacou que a nova linha de chassis vem somar no mercado, uma vez que abre mais opções. As parcerias com a Mercedes-Benz e com a Scania continuam. Além disso, Ieda destacou a consultoria única, por meio do serviço Eletra Consult, que também faz diferença na escolha pela marca.
“O Eletra Consult é, de fato, uma consultoria e apoio a frotistas, gestores públicos e até setor acadêmico, que, diferentemente do que existe no mercado, contempla todos os processos de eletrificação de sistemas de transportes, estudando e apontando os melhores caminhos desde a definição das obras civis para infraestrutura nas garagens, listagem das linhas de financiamento, escolha dos modelos de ônibus e equipamentos, treinamento de motoristas e pessoal de manutenção, e pós venda”, disse.
De acordo com a Eletra, a estimativa para 2026 no segmento de ônibus elétricos urbanos é positiva. Além das eleições, que devem estimular cidades e estados a qualificarem os sistemas de transportes locais com este tipo de veículo, há recursos de bancos nacionais e internacionais reservados especialmente para eletrificação, além dos investimentos em desenvolvimento, pesquisa e produção das fabricantes locais.
Recentemente, a própria Eletra foi habilitada pelo ministério de desenvolvimento, indústria, comércio e serviços (MDIC), no âmbito do programa Mover para obtenção de créditos e financiamentos voltado a P&D. A portaria com a habilitação foi publicada no Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 2025.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



