O governo do Distrito Federal autorizou a contratação dos estudos e anteprojetos que vão embasar o futuro sistema de transporte coletivo. O projeto prevê um traçado de aproximadamente 15 quilômetros, ao longo da estrada Parque do Contorno (Pistão Sul e Norte) e da avenida Hélio Prates, dois dos principais corredores de mobilidade da região.
A concorrência eletrônica contempla a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos anteprojetos de engenharia, com investimento previsto de R$ 7.244.611,49. Essa etapa inicial é fundamental para avaliar se o novo modal é técnica, econômica e ambientalmente viável.
A primeira etapa da licitação consiste justamente na realização dos estudos técnicos, que irão analisar alternativas de traçado, demanda de passageiros, custos de implantação, benefícios socioeconômicos e impactos ambientais do VLT. Com base nesses dados, será possível definir se o sistema é viável e qual o melhor modelo para sua implantação.
Caso a viabilidade técnica seja comprovada, a mesma empresa vencedora do certame será responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo, detalhando todos os aspectos necessários para a futura implantação do sistema, como estações, terminais, centro de manutenção, material rodante e sistemas operacionais.
De acordo com o cronograma, o edital foi disponibilizado em 13 de janeiro, com início do recebimento das propostas na mesma data. A abertura das propostas está prevista para 9 de março, por meio da plataforma www.gov.br/compras.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



