O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao ministério da educação (MEC), suspendeu o edital que havia sido publicado em 9 de dezembro para a licitação de 7,4 mil ônibus escolares destinados ao programa Caminho da Escola. A assessoria de comunicação do FNDE informou à Technibus que estão sendo realizados “ajustes nas especificações técnicas dos veículos, e o edital será republicado tão logo os ajustes sejam finalizados”, acrescentando que este é “um procedimento corriqueiro em licitações.”
Pelo edital, que se encontra suspenso, o pregão estava marcado para 19 de dezembro (sexta-feira), quando seria realizada a sessão pública de abertura. O edital contemplava 13 modelos diferentes de ônibus, com capacidade de 15 a 60 lugares, opções de transmissão automática e manual, versões com tração 4×4 e especificações para uso urbano e rural, inclusive para áreas ribeirinhas. Cada proposta deveria apresentar valor unitário e total, modelo, fabricante, descrição detalhada do objeto, especificações técnicas e informações sobre garantia.
O pregão é considerado fundamental pela indústria de ônibus, pois o programa Caminho da Escola representa de 20% a 25% do mercado de ônibus no Brasil, de acordo com Ruben Bisi, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
Criado em 2007, o programa Caminho da Escola tem como objetivo garantir o acesso diário e a permanência de estudantes residentes em áreas rurais e ribeirinhas nas escolas públicas de educação básica, contribuindo para a redução da evasão escolar e da distorção idade–série por meio de transporte adequado e seguro.
LEIA TAMBÉM: Mercado de ônibus sente o impacto das condições macroeconômicas e da demora no pregão do Caminho da Escola
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



