Biometria facial reduz o uso indevido de gratuidades em Natal (RN)

Natal reduziu quase pela metade o número de usos indevidos de benefícios tarifários

Redação

O sistema de biometria facial implantado pela Transdata no transporte público de Natal reduziu quase pela metade o número de usos indevidos de benefícios tarifários, como meia passagem estudantil e gratuidade para idosos e pessoas com deficiência. Em 2018, haviam sido 5.529 apreensões, contra 2.583 em 2025.O avanço consolidou a capital potiguar como referência em transparência e eficiência na gestão da bilhetagem eletrônica.

Antes da implantação, em 2017, o sistema registrava, em média, 237 bloqueios mensais, realizados manualmente com base em suspeitas de uso indevido, identificadas a partir de padrões históricos de comportamento. Com a adoção da biometria facial em 2018, esse número subiu para 461 bloqueios por mês, resultado direto do novo poder de verificação e da fiscalização automatizada.

Nos anos seguintes, o sistema se consolidou e atingiu maior equilíbrio: em 2025, a média mensal é de 287 bloqueios, equivalente a 0,006% dos cerca de cinco milhões de embarques realizados por mês na capital.

A biometria facial, que identifica automaticamente o titular do cartão no momento do embarque, integra hoje a operação de 123 cidades em 19 estados brasileiros, além do Equador. “A integração entre georrefenciamento dos embarques e a biometria facial trouxe mais segurança, transparência e eficiência para o transporte público, garantindo que o benefício chegue a quem realmente tem direito”, destaca Caio Ribeiro, gerente de tecnologia da Seturn/Natal.

Além de reduzir o uso irregular de cartões de gratuidade e meia passagem, a tecnologia também contribuiu para diminuir práticas como o comércio informal de créditos eletrônicos — conhecidos localmente como “valeiros” — e reforçou o vínculo entre cartões e CPF dos usuários, ampliando a rastreabilidade e a segurança dos dados.

Desde o início da operação, o sistema evoluiu de um modelo de detecção manual para um processo automatizado e contínuo — uma mudança cultural e tecnológica na forma como o benefício é utilizado e monitorado.

“A experiência de Natal comprova como a tecnologia pode apoiar o poder público e os operadores na construção de sistemas mais justos e eficientes. A biometria facial é um exemplo de inovação que assegura o direito de quem realmente tem o benefício e fortalece a governança do transporte coletivo. Nosso foco é seguir evoluindo essas soluções para que cada cidade possa oferecer uma experiência mais segura, integrada e humana ao passageiro”, afirma Rafael Teles, diretor de produtos da Transdata.

Com 472 veículos operando no sistema urbano e metropolitano e mais de 200 mil cartões ativos, Natal vem avançando na modernização da mobilidade pública. A cidade também reduziu a dependência de pagamentos em dinheiro – que caíram de 21,9% em 2024 para 19,3% em 2025.

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