A Inteligência Artificial (IA) faz parte do processo de metronização do transporte coletivo em Goiânia. O recurso foi implementado no primeiro trecho do BRT Leste-Oeste, entre o terminal Novo Mundo e a praça da Bíblia. O objetivo é fazer com que os ônibus parem o menos possível nos semáforos, fazendo com que o passageiro tenha um salto significativo no tempo de viagem.
Segundo a prefeitura, os corredores BRT precisam ser otimizados para que se tornem mais funcionais aos passageiros, tornando, assim, o transporte coletivo uma opção viável para a população goianiense. Ao sair da estação, o ônibus já conta com um aparelho nele, que já começa a conversar com os semáforos. Os semáforos, por sua vez, começam a saber da proximidade de todos os ônibus, e fazem uma programação com inteligência artificial, que mostra qual é o melhor jeito de ele abrir e fechar para que todos os ônibus possam passar. Ou, no caso, o menor tempo que ele possa ficar parado.
Segundo a secretaria de engenharia de Trânsito (SET), com a metronização, a expectativa é de elevação de 30% na velocidade operacional — passando de atuais 16 km/h nos horários de pico para mais de 21 km/h, índice compatível com padrões de sistemas BRT.
O secretário de engenharia de trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que, em junho, é prevista a inauguração do trecho entre a praça Cívica até o terminal Isidória, que contempla o BRT Norte-Sul. “É um impacto real no tempo de viagem dos usuários dos BRT. Começamos com esse trecho agora, é o primeiro trecho que liga o terminal Novo Mundo ao da praça da Bíblia. Fizemos o teste, funcionou muito bem, a performance do sistema continua, nós estamos há mais de três semanas nesse processo, e o resultado agora é realmente beneficiar o transporte público”, afirma.
O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, afirma que, normalmente, os ônibus que transitam no trecho inaugurado nesta segunda faziam quatro paradas. Com a metronização, esse número caiu para apenas uma. “Os passageiros vão fazer viagens mais rápidas, que é o grande objetivo. Com isso, o usuário fica menos tempo possível dentro do ônibus e pode estar mais tempo na sua casa, com a sua família”, afirma.
Metronização–
Anunciada pelo prefeito Sandro Mabel em janeiro, a metronização, tanto do BRT Norte-Sul quanto do BRT Leste-Oeste, é fruto do termo de cooperação entre a secretaria municipal de engenharia de trânsito (SET), a rede metropolitana de transporte coletivo (RMTC), a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e o RedeMob Consórcio.
Atualmente, mesmo trafegando em corredores exclusivos, os BRT Leste-Oeste e Norte-Sul não atingem a velocidade operacional esperada para um BRT, cuja missão é oferecer um transporte rápido, eficiente e com prioridade no trânsito urbano. Essa priorização se dá por meio de um conjunto de tecnologias que sincroniza os semáforos e gerencia o tráfego dos ônibus, promovendo fluxo contínuo.
Por meio de sensores instalados nas vias e corredores dos ônibus, o sistema identifica a aproximação do veículo do transporte coletivo, envia o sinal para uma central de controle que calcula o tempo necessário para abertura e fechamento do semáforo – mantendo-o aberto por mais tempo.
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