Com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a estação Ambuitá, da linha 8-Diamante, foi inaugurada nesta segunda-feira, 5, em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo. A obra faz parte do projeto de expansão e modernização das linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos, que conta com apoio de R$ 3,4 bilhões do BNDES.
A inauguração faz parte das comemorações dos 66 anos do município de Itapevi. A nova estação foi entregue à população há cerca de 30 dias, em operação assistida pela concessionária ViaMobilidade, em parceria com a prefeitura. Durante esse período, os trens circularam com intervalos médios de 30 minutos, sem cobrança de tarifa para os passageiros que embarcaram nas estações Ambuitá, Amador Bueno e Santa Rita.
Iniciadas em abril do ano passado, as obras receberam um investimento total de R$ 26,5 milhões. A estação deverá atender, em média, 2,1 mil passageiros por dia, beneficiando principalmente os moradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá com uma alternativa de transporte mais ágil, segura e eficiente. Com isso, espera-se uma redução no tráfego de ônibus e outros veículos na região.
A nova estação Ambuitá tem duas plataformas de embarque e desembarque, cada uma com 120 metros de extensão e 3,5 metros de largura; saguão de entrada, bilheterias e sanitários acessíveis; área administrativa no piso superior; paraciclo no térreo para acomodação de bicicletas; total acessibilidade, com elevadores, corrimãos, piso tátil e banheiros adaptados; modernos sistemas de sinalização e energia, garantindo a integração da população ao sistema metroferroviário de São Paulo.