Automec 2025 apresenta tecnologias para veículos elétricos

Empresas do setor de autopeças já se preparam para apresentar inovações voltadas à eletromobilidade

Redação

A Automec, maior feira para o mercado de reparação e reposição automotiva da América Latina, será palco de importantes inovações que consolidam essa transição energética para um futuro mais eficiente e limpo. Atentos ao avanço da eletromobilidade, os expositores vão levar para o evento, que ocorre entre os dias 22 e 26 de abril de 2025, no São Paulo Expo, as principais tendências e tecnologias focadas na reparação de modelos eletrificados. 

Empresas do setor já se preparam para apresentar inovações voltadas à eletromobilidade. Em reforço ao compromisso com a inovação e a capacidade tecnológica nacional, a Litens Automotive vai apresentar o novo Tensionador V™, desenvolvido para o motor MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle – Veículo Elétrico Híbrido Leve) produzido no Brasil. “Esse lançamento consolida a Litens como a única fabricante com produção na América do Sul de tensionadores híbridos”, comenta Bruno Fragoso, vice-presidente global de vendas e marketing da Litens Automotive.

A Eaton vai expor seus mais recentes lançamentos como sensores, interruptores, relés, inversores e conversores, além da linha completa de caixas de distribuição de energia elétrica para veículos e teclas de comando de painel e fusíveis.

Fernando Piton, gerente nacional de vendas e Aftermarket do Grupo Mobility da Eaton, está atento aos desafios trazidos pela inovação. “Como se trata de uma tecnologia extremamente nova e desenvolvida por diversos fabricantes e montadoras, acredito que, assim como toda novidade do mercado, as dificuldades serão em relação à padronização de peças”, afirma.

Para veículos pesados

No segmento de freios, a Fras-le vai apresentar EHnergy que conta com a pioneira linha do mercado nacional de pastilhas desenvolvida especificamente para veículos elétricos. Para os comerciais pesados, a empresa vai apresentar as pastilhas de freio EHnergy HD, destinadas para veículos elétricos e híbridos de grande porte e que garantem alta potência de frenagem, maior durabilidade e conforto. “Além das linhas para eletrificados, teremos outras expansões de portfólio e tecnologias para atender à crescente demanda por soluções em mobilidade elétrica e híbrida”, destaca Guilherme Adami, Diretor de Frenagem da Frasle Mobility.

A Volda vai levar componentes de suspensão, como pivôs, barra axial, juntas homocinéticas, semi-eixos, terminais e bieletas, compatíveis com veículos eletrificados. Para Ivan Furuya, Diretor Comercial e de Marketing da empresa, esse mercado representa uma evolução natural da indústria automotiva. “Acreditamos que, embora o impacto nas peças de suspensão seja menor, é fundamental estar atento às mudanças e investir na ampliação do portfólio para atender às novas demandas de transmissão e chassis”, enfatiza. Segundo o executivo, “a suspensão continuará desempenhando o mesmo papel, mas com uma exigência adicional: a necessidade de maior qualidade. Isso porque, sem o barulho do motor, os ruídos provenientes da suspensão se tornam mais perceptíveis, exigindo componentes mais silenciosos e duráveis”.

Também comprometida com o avanço da mobilidade elétrica, a Cummins estará na Automec com um portfólio diverso por meio da sua marca zero emissão, Accelera By Cummins que conta com baterias, células de combustível de hidrogênio, eixos elétricos, sistemas de tração e eletrolisadores. “Reconhecemos o papel transformador desse mercado na cadeia automotiva e estamos investindo nestas tecnologias para atender às necessidades de fabricantes e clientes finais, para promover uma transição energética eficaz e sustentável”, comenta Mauricio Frutuoso, gerente de desenvolvimento de negócios de Accelera by Cummins.

Foco na qualificação do reparador

Com o avanço dos veículos eletrificados, a qualificação profissional se torna essencial. Em relação a treinamentos específicos para reparação, alguns expositores já disponibilizam treinamentos e conteúdos. A Frase-le dispõe de cursos específicos e materiais voltados a reparação de componentes eletrificados em seus canais digitais, além de promover palestras, workshops e ações presenciais em diferentes regiões do Brasil. Além disso, a equipe de assistência técnica da marca oferece suporte aos reparadores, ajudando a esclarecer dúvidas e apresentar as melhores práticas para lidar com as novas demandas do mercado automotivo.

Já a Eaton disponibiliza todas as informações e manuais de serviços dos produtos comercializados pela marca em seu catálogo eletrônico de maneira gratuita e também oferta aulas virtuais e presenciais para todos os seus clientes.

Por sua vez, a Cummins se dedica a fornecer suporte técnico e conhecimento para a transição energética. Por meio da marca Accelera, a empresa introduz tecnologias avançadas, promovendo orientação técnica e consultoria para fabricantes e parceiros.

Atualização profissional e networking

A eletrificação veicular também estará na programação de conteúdo da feira. Na   Universidade Automec, atração inédita desenvolvida para atender os visitantes que buscam qualificação profissional e atualização no setor automotivo, terá um dos conteúdos focado em novas tecnologias para a mobilidade. Ministrado pelo Senai, o workshop voltado para eletrificação veicular vai desenvolver competências referentes a montagem e reparação em instalações elétricas e equipamentos de veículos automotores. Após a conclusão do curso, os participantes vão receber uma certificação emitida pelo Senai e pela Universidade.

Organizada pela RX Brasil a cada dois anos, a Automec é o principal evento do setor de autopeças, equipamentos e serviços na América Latina. A feira reúne mais de 1.500 marcas, atrairá mais de 90 mil participantes em 2025 e conta com o apoio das principais associações do setor, como Sindipeças, Abipeças, Aliança, Andap, Anfape, Asdap, Conarem, Sicap, Sincopeças e Sindirepa.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também