A partir desta segunda-feira, 31 de março, o primeiro micro-ônibus movido a gás natural veicular (GNV) e biometano de Minas Gerais entra em operação assistida em Belo Horizonte. O novo modelo o Fly 10 – GV (100% GNV/Biometano) é uma iniciativa colaborativa entre prefeitura de Belo Horizonte (PBH) por meio da superintendência de mobilidade de Belo Horizonte (Sumob), a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Volare, Agrale e Associação dos Motoristas do Transporte Suplementar de Belo Horizonte.
De acordo com a Sumob, o veículo passará por uma operação assistida entre abril e maio, quando irá operar em quatro rotas diferentes do transporte suplementar de Belo Horizonte.
“Belo Horizonte avança na modernização do transporte coletivo e na busca por tecnologias que tragam ao passageiro viagens mais sustentáveis e confortáveis. A operação assistida é um importante momento de avaliação para tomadas de decisão e acompanharemos todos os dados de operação, assim como feito nos veículos elétricos”, destaca o superintendente de mobilidade, Rafael Murta.
Para o presidente da Gasmig, Carlos Camargo de Colón, a utilização de GNV no transporte de passageiros reforça o compromisso da Companhia com inovação e sustentabilidade. “O gás natural representa uma solução viável e essencial para a descarbonização da mobilidade urbana. Essa alternativa não apenas reduz significativamente as emissões de carbono, mas também contribui para um ambiente mais limpo, promovendo um futuro sustentável para as cidades”, ressalta.
O veículo inicia ciclo de operação assistida em Belo Horizonte para destacar os benefícios e atributos técnicos do modelo Fly 10 – GV (100% GNV/Biometano), homologado conforme a Norma ABNT – NBR 15570 e que já está emplacado e configurado para o transporte Suplementar de Belo Horizonte. “Este lançamento faz parte do compromisso da Volare com a descarbonização e uma mobilidade mais sustentável. Demonstra também os investimentos robustos que a empresa vem fazendo com o objetivo de oferecer ao mercado modelos com tecnologias que promovam eficiência na operação”, afirma Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare.
A Agrale investe no desenvolvimento na tecnologia para veículos movidos a gás desde 2001, ano que iniciou o projeto do primeiro micro-ônibus movido a GNV desenvolvido e fabricado no Brasil. Segundo o diretor comercial e de marketing da empresa, Edson Ares Sixto Martins, “apesar de também dominar outras tecnologias de emissões mais limpas (híbrido, elétrico), acreditamos que o gás pode ser uma alternativa muito viável para um país continental como o Brasil”, diz.
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