A primeira certificação de um motor a gás no Brasil foi emitida no centro tecnológico da Mahle, em Jundiaí (SP). Com esse marco, a empresa se consolida como parceira no desenvolvimento de motores voltados para novas soluções de descarbonização da mobilidade. Os testes de emissões foram realizados com o motor N60 CNG movido a gás natural e biometano, desenvolvido para aplicação em ônibus pelo cliente FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, para garantir o atendimento aos limites de emissões de poluentes do motor, estabelecidos pelas normas brasileiras.
Os laboratórios de motores da Mahle possuem certificação ISO/IEC 17025 para ensaios Proconve P8, norma brasileira que regulamenta as emissões de poluentes na indústria automotiva. A norma estabelece os limites máximos de emissões de gases poluentes para veículos pesados movidos a combustíveis fósseis, como o diesel e o gás.
Motor N60 CNG
Os motores da FPT Industrial foram desenvolvidos com o conceito Diesel Like, que assegura um desempenho equivalente ao dos motores a diesel, ao mesmo tempo que reduz as emissões. O motor N60 CNG de 5,9L, certificado no centro tecnológico Mahle, foi projetado para operar com gás natural ou biometano, oferecendo uma alternativa mais sustentável para a mobilidade.
A operação com motor a gás emite até 90% menos dióxido de nitrogênio (NO2) e até 10% menos dióxido de carbono (CO2) abastecido com GNV. Quando abastecido com biometano, a redução de CO² pode chegar a 98%, reforçando seu papel na descarbonização do transporte de passageiros
Ensaios e testes
Com recursos dedicados ao desenvolvimento de tecnologias voltadas a mobilidade sustentável, que inclui motores de combustão interna com combustíveis sustentáveis, o centro tecnológico em Jundiaí é considerado um dos maiores da América do Sul. Os laboratórios do centro tecnológico operam com rigorosos protocolos de qualidade estabelecidos pela norma NBR 17025, permitindo a homologação de motores pesados e a realização de ensaios de emissões e durabilidade em motores movidos a diesel, gasolina, etanol, GNC, biometano, combustível especial e biodiesel.
“Oferecemos aos clientes um padrão de excelência internacional com o propósito de tornar o motor mais eficiente e sustentável para o futuro. Apoiamos a utilização do gás natural e do biometano, que contribui para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar. Nosso objetivo é avançar mais rapidamente em direção a uma sociedade livre de emissões”, diz o diretor do centro tecnológico da Mahle de Jundiaí no Brasil, Everton Lopes.
Além dos testes em motores, o centro tecnológico da Mahle oferece diversos testes e validações para componentes que envolvem durabilidade, resistência e exposição a condições extremas de uso e clima. Entre os principais testes estão o de vibração, atenuação de onda sonora, fadiga por pulsação, eficiência de filtragem, resistência térmica em câmara climática, separação de água e testes de corrosão.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.