SuperVia lança primeiro Relatório de Sustentabilidade

A transição energética com uso de fontes renováveis e o aumento expressivo do etanol são os destaques; o documento traz ainda informações sobre o monitoramento das emissões de CO²

Marcia Pinna

A SuperVia lançou neste mês seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, consolidando os principais indicadores ambientais, sociais e de governança da empresa com foco nos últimos dois anos. Entre os destaques do documento está o avanço na transição energética: 50% da energia de alta tensão utilizada para alimentar os Trens Unidades Elétricas (TUE) já provém de fontes renováveis, como solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH).

Outro ponto relevante é o aumento expressivo do uso de etanol como combustível nas locomotivas que operam nos ramais Vila Inhomirim e Guapimirim, além dos veículos ferroviários de manutenção e da frota rodoviária de suporte à ferrovia. Em 2023, foram utilizados 14.795 litros, enquanto, em 2024, esse número saltou para 125.144 litros, um crescimento de 746%.

O etanol, por emitir menos CO₂ durante a combustão e permitir a captura de carbono pela fotossíntese da cana-de-açúcar, contribui significativamente para a redução do impacto ambiental da operação. O relatório também traz informações sobre o monitoramento das emissões de CO₂ e a eficiência das estações de tratamento de resíduos operadas pela concessionária.

“O primeiro Relatório de Sustentabilidade da SuperVia se torna uma ferramenta de comunicação com os nossos stakeholders a fim de que possamos expor as ações realizadas pela empresa dentro da agenda ESG e referentes à mitigação de riscos”, diz a gerente de comunicação e sustentabilidade, Juliana Barreto.

A versão completa do Relatório de Sustentabilidade da SuperVia está disponível para consulta no site da empresa. Link aqui.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também