O governo de São Paulo, por meio da secretaria de parcerias em investimentos (SPI), realiza no dia 28/3 (sexta-feira) o leilão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão patrocinada das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens. A sessão pública ocorrerá na B3, em São Paulo, e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão.
Segundo o governo paulista, a concessão trará melhorias operacionais, estruturais e tecnológicas para os passageiros, incluindo a requalificação das três linhas e a ampliação da rede ferroviária. Serão construídas oito novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.
As linhas também passarão por investimentos na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de novos equipamentos e sistemas. Até 2040, a previsão é que as três linhas transportem juntas 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil. A concessão permitirá a redução do intervalo entre trens, garantindo uma operação mais eficiente em diferentes linhas:
Linha 11-Coral – O intervalo será reduzido para três minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para seis minutos entre Suzano e Cezar de Souza. Além disso, a linha será estendida em quatro km, chegando até a estação Cezar de Souza, com a ampliação do serviço até a Barra Funda. O ramal ganhará quatro novas estações, outras 14 serão reformadas e três serão reconstruídas.
Linha 12-Safira – O intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de cinco para três minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de dez para 6,5 minutos. A linha ganhará 2,7 km de novos trilhos, chegando até Suzano, e contará com duas novas estações. Haverá integração com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do Metrô. Além disso, uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas.
Linha 13-Jade – O intervalo será reduzido para dez minutos, e o ramal será ampliado até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos. A linha terá seis novas estações, além de três reformadas. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e 1 hora no horário de pico, incluindo uma nova parada na estação Gabriela Mistral, que permitirá integração com a Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira.
O novo contrato inclui um programa de investimentos iniciais e uma fase de transição operacional de 24 meses, com previsão de treinamentos e operação assistida da concessionária. O projeto também prevê estudos para resiliência climática e eventos climáticos extremos, reforçando a segurança operacional e a continuidade do serviço em condições adversas.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.