Iveco Bus, Menarini, Otokar, Solaris, Troiani (revendedor italiano de Temsa e Bmc) e Scania apresentaram propostas para os quatro lotes da licitação aberta pela Consip, órgão nacional de compras italiano, para fornecimento de 730 veículos movidos a metano no valor total de 470 milhões de euros. O certame foi aberto em novembro do ano passado.
O primeiro lote diz respeito a ônibus a GNC (gás natural comprimido) de oito metros, com um fornecimento total de 80 unidades repartidas entre Classe I e Classe II, num valor estimado de 23 milhões de euros. O segundo lote, no valor de 42 milhões de euros, inclui 110 unidades de autocarros Classe I GNC (gás natural liquefeito) de dez metros.
Para o primeiro lote – 80 GNV urbanos – a única empresa a apresentar proposta foi a Iveco Bus-Indcar. No segundo, de 110 ônibus de 10,5 metros de comprimento, também GNV, urbanas, três empresas concorrem: Iveco, Menarini e Otokar.
Depois vem o terceiro lote, com 450 unidade, sendo 250 Classe I e 200 Classe II GNV com 12 metros de comprimento. Para os primeiros 250 veículos, a disputa é entre Iveco, Menarini, Otokar, Solaris e também Troiani, enquanto para os 200 GNV suburbanos as empresas inscritas são Iveco e Otokar. Por fim, o quarto lote: 90 ônibus, também de 12 metros de Classe II, mas GNL: Menarini e Scania para carimbar o cartão de licitação.
A licitação anterior da Consip sobre esta tecnologia data de 2022. Nos últimos dias, a Solaris iniciou as entregas de 244 ônibus de metano destinados à Atac.
Com informações: AutoBus Web e Sustainable Bus
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