A Concessionária Linha Uni e a Acciona celebram os avanços obtidos em 2024 na construção da Linha 6-Laranja de Metrô de São Paulo. A linha já possui mais de 13 quilômetros de túneis construídos com as duas tuneladoras, que já se encaminham para seus pontos finais de escavações. A tuneladora sul bateu recordes de operação, superando outras linhas de metrô da cidade, com mais de 41 metros escavados ao longo de 24 horas, além de apresentar, de forma consistente e ininterrupta, médias diárias de escavação superiores a 25 metros por dia.
Com atividades nas 15 estações, no pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação e segurança (VSE), já são dez estações com as escavações finalizadas e 2,4 km de túneis em método convencional (NATM). Além disso, na fábrica de aduelas, foram fabricados todos os 6.973 anéis necessários para o túnel de linha.
Do total, oito estações têm mais de 50% das obras concluídas, incluindo duas com percentuais acima dos 65% (Brasilândia e Água Branca) e outras duas (Santa Marina e Perdizes) com mais de 70% dos trabalhos já realizados. Outros marcos importantes foram o início da montagem da via permanente no túnel da via, o início da instalação dos trilhos entre a VSE Tietê e a estação Água Branca e a união via túnel entre o pátio Morro Grande e a estação Brasilândia.
“A Linha Uni continua avançando, em parceria com a Acciona, e está comprometida com a maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina. Os trabalhos de escavação já estão quase no fim e, a partir deste ano, veremos uma aceleração ainda maior na implantação do Projeto. Temos muito orgulho do que estamos construindo no sentido de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas em uma cidade tão complexa como São Paulo”, comenta o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.
Com mais de dez mil empregos gerados, outro destaque do projeto deste ano é em relação à promoção da equidade de gênero na construção civil: mais de 900 mulheres atuam nas frentes de trabalho ao longo do projeto em diversas funções – incluindo 23% delas em cargos de liderança. Esses números são muito representativos para o setor da construção civil e também para a forma de atuar da concessionária e da Acciona, oferecendo capacitação e buscando incluir cada vez mais profissionais mulheres no mercado de trabalho.
Com 15 quilômetros de extensão, a linha Universidade vai ligar a Brasilândia, na zona norte de São Paulo, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, transportando mais de 630 mil passageiros por dia. Com isso, o tempo de deslocamento neste trajeto, que hoje é feito em cerca de uma hora e meia por ônibus, será reduzido para apenas 23 minutos.