A Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), recebeu uma doação de 19,85 milhões de dólares para apoiar a eletrificação de sua frota BruinBus e financiar a primeira estrada de carregamento sem fio do estado, a ser entregue pela Electreon. Este aporte do programa de Capital Ferroviário Intermunicipal e de Trânsito da Agência de Transporte do Estado da Califórnia, ajudará a universidade a alcançar um sistema de transporte totalmente elétrico a tempo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2028.
O objetivo principal é fazer a transição da frota BruinBus da UCLA para veículos 100% elétricos. Atualmente, a frota inclui cinco ônibus totalmente elétricos e uma van de passageiros. O novo financiamento adicionará outros oito ônibus elétricos, expandindo significativamente o serviço e reduzindo a pegada de carbono do campus. Os ônibus atendem rotas vitais que conectam áreas residenciais estudantis, centros médicos, prédios acadêmicos, além de conexões importantes com outras agências de transporte em Los Angeles.
A doação também financiará o primeiro sistema de estradas elétricas da Califórnia. A UCLA está fazendo parceria com a Calstart, uma organização sem fins lucrativos dedicada a acelerar o transporte limpo, e a Electreon, uma provedora de carregamento sem fio, para integrar tecnologia de carregamento avançada em suas rotas de trânsito do campus. Bobinas de carregamento indutivo serão instaladas abaixo da rodovia na Charles E. Young Dr., entre Westwood Plaza e Murphy Hall, permitindo que veículos elétricos sejam carregados em movimento.
Essa tecnologia de carregamento sem fio oferece uma solução para a eletrificação do transporte público, reduzindo a necessidade de baterias grandes e pesadas. Ônibus e vans elétricos serão carregados enquanto circulam pelas rotas relevantes, enquanto estações de carregamento sem fio estáticas também serão colocadas nos principais pontos de embarque e desembarque, incluindo o novo centro de trânsito da UCLA.
O sistema de carregamento sem fio pode servir de modelo para todo o estado da Califórnia. De acordo com Jared Schnader, diretor sênior da Calstart, a tecnologia pode revolucionar os sistemas de trânsito ao tornar os veículos elétricos mais eficientes, reduzindo o tempo de inatividade para carregamento e melhorando a sustentabilidade geral.
Enquanto isso, o novo centro de trânsito da UCLA servirá como um importante ponto de conexão, ligando a UCLA diretamente à extensão do trem leve D Line do metrô de Los Angeles até 2028, o que aumentará a conectividade em Westwood e além.
Informações: Bus-News