Tecnologias da Trimble podem ser instaladas em ônibus

A Marcopolo e Busscar já permitem que os equipamentos sejam enviados para a fábrica, de modo que o ônibus chegue ao cliente com toda a infraestrutura pronta para a instalação das soluções em campo

Sonia Moraes

As tecnologias da Trimble, companhia global de tecnologia para posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados, apresentadas na Fenatran no modelo Actros da Mercedes-Benz, podem ser instaladas em ônibus, com algumas particularidades e adaptações para atender às necessidades específicas das empresas de transporte de passageiros.

“As câmeras podem ser instaladas no salão de passageiros para auditoria de segurança durante as viagens, seja em operação urbana ou rodoviária. As empresas de ônibus estão equipadas com tecnologia embarcada no mesmo nível das soluções dos caminhões, atendendo a todas as suas necessidades específicas”, informou Julio Silva, consultor de experiência do cliente, com foco no segmento de transporte de passageiros, para a Technibus.

Segundo o consultor, as soluções Trimble são projetadas para serem de fácil instalação e acessíveis, permitindo uma adoção rápida e eficiente da tecnologia. “Um ponto que vale a pena destacar é que as grandes fabricantes de carroceria, como Marcopolo e Busscar, já permitem que os equipamentos sejam enviados para a fábrica, de modo que o ônibus chegue ao cliente com toda a infraestrutura pronta para a instalação das soluções em campo. Isso aumenta ainda mais a agilidade para o cliente”, afirmou Silva.

A tecnologia desenvolvida pela Trimble Transportation Latam oferece benefícios concretos em termos de segurança e eficiência. “Com uma redução de 90% nos acidentes e 86% nos eventos relacionados à fadiga, os veículos estão cada vez mais preparados para garantir a proteção dos motoristas e de todos na estrada. Além disso, a solução proporciona uma melhoria de 27% na média de consumo de combustível, contribuindo para operações mais sustentáveis e econômicas, reforçando o impacto positivo dessa inovação no setor de transporte”, destacou o consultor.

Veja também