Mais segurança e produtividade nas estradas

A WeSafety é uma spin-off do Grupo Águia Branca que atende empresas de diferentes segmentos e portes com foco na direção segura e econômica

Marcia Pinna

A WeSafety é especializada em soluções de segurança que atende diversos segmentos de transporte de passageiros e cargas. A empresa, que faz parte do Grupo Águia Branca, oferece consultoria, gestão e ferramentas tecnológicas que reduzem os riscos das operações e trazem maior produtividade para os operadores. Entre seus clientes estão o Expresso Itamarati, do Grupo Comporte, e cinco empresas capixabas ligadas ao turismo, como a Penedo Turismo, além de transportadores de carga e da Klabin.

André Cerqueira, superintendente da WeSafety, enfatiza que a valorização dos motoristas é muito importante. Entre as soluções que a empresa disponibiliza está o RSP um aplicativo de dirigibilidade que mede e avalia o desempenho do motorista durante as viagens, calculando o score da cada condutor e apontando as possíveis melhorias.

O RSP é uma solução de telemetria embarcada para análise do comportamento humano associado à direção segura. O algoritmo é gerado automaticamente pelos sensores do celular. Com foco na segurança e na qualidade de vida dos motoristas, Cerqueira destaca as ações que a WeSafety promove para transformar o setor e reduzir riscos nas operações. “É essencial entendermos que o motorista é, antes de tudo, um ser humano. Nosso papel é usar a tecnologia não só para aumentar a alta performance, mas também para garantir o bem-estar dos nossos condutores.”

A Penedo Turismo, uma empresa especializada em fretamento turístico, é uma das empresas que utiliza o RSP. “Quando me apresentaram o projeto-piloto do RSP, imediatamente fiquei fã dessa tecnologia. Com menos freadas bruscas e controle da velocidade, proporcionamos mais conforto e segurança para os passageiros e para o próprio motorista. E também temos impactos econômicos, com redução dos gastos com manutenção e uma economia de cerca de 12% no uso de combustíveis”, informa Dalto Bozzetti Júnior, diretor da companhia.

A solução permite que as empresas valorizem e bonifiquem os bons motoristas. No início, o principal desafio da Penedo foi convencer os profissionais que a tecnologia seria positiva para eles. “Houve muita rejeição. Mas tivemos muitas aulas práticas e acabamos mostrando os benefícios do RSV. O programa de avaliação desses profissionais é fundado em três pilares: segurança, perfomance e comportamento”, diz Bozzetti Júnior.

Qualidade do sono-

Com 24 anos de experiência no programa Medicina do Sono e 17 Salas de Alerta, o Grupo Águia Branca vem reduzindo acidentes e promovendo segurança nas estradas. Nas salas, são utilizadas técnicas como luminoterapia, que regula o ciclo do sono, inibindo a melatonina, o que reduz a sonolência nas viagens noturnas. Além disso, são realizados exercícios para aumento da temperatura corporal e são oferecidos lanches balanceados para aumentar a atenção do condutor. As entrevistas incluem teste de reação, questionário e teste do bafômetro.

André Cerqueira, superintendente da WeSafety (Linkedin)

“As empresas de transporte precisam se conscientizar dos problemas relativos ao sono. A qualidade do sono é fundamental. É preciso estar atento ao comportamento do motorista, pois a sonolência nas estradas poder ser resultado de um sono ruim. O condutor precisa estar alerta nas viagens, pois há muitos perigos nas estradas. Todos esses cuidados com os profissionais reduzem drasticamente o risco de acidentes”, afirma André Cerqueira.

A experiência da Águia Branca ajudou a WeSafety a criar soluções baseadas em dados reais, para garantir mais eficiência e segurança no transporte. O programa de qualidade do sono conta com 36 ações práticas que cuidam do motorista antes, durante e depois de cada viagem. Um case de sucesso é com a parceria com a Klabin, uma das maiores produtoras e exportadoras de papel do país. Com uma frota de 700 caminhões, a empresa adotou boas práticas de segurança com três Salas do Alerta.

Veja também