A Next Mobilidade lança o primeiro inventário da floresta urbana linear do Corredor ABD. O levantamento utiliza, em 100% da área mapeada, duas tecnologias de apuração de dados de levantamento arbóreo. Essas tecnologias produzem informações precisas e totalmente auditáveis, por meio de monitoramento via satélite e rastreabilidade física e digital dos ativos.
Todas as árvores do corredor estão cadastradas por QR Code e sua evolução e características podem ser acompanhadas pelo site https://map.forest.watch/nextmobilidade/corredor-verde-abd
O Corredor ABD – também conhecido como Corredor Verde – tem 90 km de extensão (ida e volta) e conecta as zonas Sul e Leste de São Paulo, passando por importantes cidades do Grande ABC, como Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
A Next Mobilidade-Corredor ABD é reconhecida por sua excelência na operação do mais moderno sistema de trólebus do país e pelo uso de veículos de última geração, com menor impacto ambiental. A empresa está na vanguarda das tecnologias para a preservação dos recursos naturais na Grande São Paulo.
O projeto Corredor Verde começou em 2008 com o primeiro plantio de mudas. Desde então, a Next Mobilidade passou a plantar e conservar outros milhares de mudas ao longo dos últimos 16 anos.
Atualmente, mais de 140 espécies predominantemente nativas da Mata Atlântica compõem os jardins dos nove terminais metropolitanos e demais áreas verdes do Corredor ABD, como canteiros de vias, praças e pátios.
Manacás-da-Serra, quaresmeiras, ipês e sibipirunas são alguns exemplos de espécies de grande importância para o bioma da Mata Atlântica preservados no Corredor. Outras, como pau-brasil, jatobá, grumixama e jacarandá-paulista figuram na lista de 15 espécies ameaçadas de extinção (ver abaixo a lista completa, ou acesse o link https://map.forest.watch/nextmobilidade/corredor-verde-abd).
Novas árvores-
Para seguir colaborando com a melhoria da qualidade do ar no Corredor Verde, os convidados da Next Mobilidade plantarão mais 600 mudas no dia 9 de novembro, completando 12 mil árvores e arbustos ao longo de todo o percurso. As 11,4 mil árvores e arbustos existentes hoje já foram catalogados entre abril e junho deste ano, durante a etapa de campo do levantamento arbóreo, que identificou e geolocalizou cada planta de forma individual.
Cada muda recebeu uma etiqueta (tag) de identificação, feita com papel biodegradável, gravada com número serial e QR Code exclusivos. O mesmo acontecerá com as 600 mudas que serão plantadas no dia 9 de novembro.
A plataforma de georreferenciamento do acervo arbóreo permite a rastreabilidade do acervo, facilita o monitoramento remoto e é o ponto de partida para a gestão de todo o patrimônio verde do Corredor ABD. As tags cumprirão um papel muito especial no dia do evento: conectar as pessoas à natureza. Os voluntários e convidados pela Next Mobilidade poderão escolher uma árvore para plantar e adotar.
Além de se informar sobre as características de cada espécie (identificação botânica, utilidades e curiosidades), os adotantes terão acesso a um registro digital para acompanhar o desenvolvimento de sua árvore, por qualquer dispositivo conectado à internet (computador, notebook, tablet ou smartphone).
O lançamento do Inventário Florestal Urbano do Corredor Verde começa no dia 9 de novembro, às 8h, na sede Next Mobilidade (Rua Joaquim Casemiro, 290, Bairro Planalto, São Bernardo do Campo).
Mapa 3D interativo do projeto:
https://map.forest.watch/nextmobilidade/corredor-verde-abd
Mais informações:
https://corredorabd.nextmobilidade.com.br/inventario-de-floresta-urbana.