Região metropolitana de BH terá novo sistema de bilhetagem

Um dos principais benefícios do novo sistema será maior rapidez no processamento das recargas; a tecnologia também permite a absorção de novas políticas tarifárias e de integração

Marcia Pinna

A partir de 16 de novembro, a região metropolitana de Belo Horizonte terá um novo sistema de bilhetagem eletrônica. Segundo o Consórcio Ótimo, responsável pelo sistema, a plataforma está em fase final de testes operacionais e treinamento das equipes. A tecnologia foi desenvolvida pela Prodata Mobility Brasil.

Um dos principais benefícios do novo sistema será a agilidade no processamento das recargas, realizadas através do aplicativo ÓtimoAPP e de outros canais de venda. A recarga, que antes demorava até 72 horas para ser validada, agora será ativada em minutos.

Uma das inovações é o uso de biometria facial para validar as gratuidades e reduzir as fraudes. O novo sistema de bilhetagem eletrônica também permitirá um bloqueio instantâneo de cartões roubados ou extraviados, que poderá ser registrado e comunicado em tempo real, diretamente nos validadores do sistema presentes nos ônibus e nos terminais.

A nova plataforma de bilhetagem permite ainda a absorção de novas políticas tarifárias e de integração, facilitando a implementação de políticas públicas que possam surgir no futuro. A plataforma possibilita a criação de tarifas diferenciadas para produtos específicos, bem como o incentivo de utilização em horários e rotas específicas, melhorando a taxa de ocupação da frota.

“O novo sistema representa um grande avanço para o transporte público. Estamos abrindo as portas para inovações que não apenas otimizam a jornada dos passageiros, mas também criam oportunidades para a modernização contínua do setor”, afirma Rubens Lessa Carvalho, presidente do Consórcio Ótimo e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram).

Além disso, a nova bilhetagem permitirá a integração de base temporal e espacial entre as diferentes linhas da região metropolitana de BH, facilitando a transferência de passageiros entre ônibus, mesmo de empresas distintas, com ou sem complementação de tarifa.

Os cartões Ótimo continuarão válidos, e os usuários serão orientados a utilizar os novos validadores amarelos instalados nos ônibus. A transição será automática e não exigirá nenhum novo cadastro ou troca de cartão por parte dos usuários. As tarifas e os benefícios tarifários não sofrerão alterações no momento.

Veja também