CPTM Serviços deve anunciar em breve seu primeiro contrato

O objetivo do programa recém -lançado pela CPTM é oferecer a prestação de serviços ao mercado, com base no conhecimento e na expertise adquiridos em 32 anos de história

Alexandre Asquini

Ao participar da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontece em São Paulo de 22 a 25 de outubro, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Michael Sotelo Cerqueira, informou à revista Technibus que o primeiro contrato do novo programa da empresa, denominado CPTM Serviços, será anunciado em breve. “É regional, mas não é do estado de São Paulo”, informou, acrescentando que a companhia tem capacidade de atuar internacionalmente com o novo programa e que tem examinado oportunidades na América Latina.

O programa CPTM Serviços foi lançado em setembro e, segundo informou oficialmente a empresa, seu objetivo é oferecer a prestação de serviços ao mercado, com base no conhecimento e na expertise adquiridos em 32 anos de história. A companhia também explicou que a iniciativa busca potencializar a arrecadação de suas receitas não tarifárias.

Há um grande leque de serviços a serem oferecidos, que inclui consultoria, locação de diferentes ativos ferroviários (com ou sem o suporte de mão de obra especializada), simuladores de trens, treinamentos diversos, gestão de projetos e contratos, melhoria de processos, projetos de mídia e varejo, ações de turismo ferroviário, além de pesquisas, modelagem econômico-financeira de projetos, projetos com tecnologia BIM (Building Information Modeling) e implantação de obras e sistemas. O cardápio inclui ainda estratégias de marketing e comunicação, governança, planejamento empresarial e urbano, além de meios de pagamento.

Sustentabilidade-

Michael Sotelo Cerqueira deixa claro que a CPTM se sente qualificada a auxiliar empresas ou entidades governamentais, no Brasil e no exterior, na realização de seus projetos. Ele sublinha que o foco da companhia com o programa CPTM Serviços não é apenas vender o serviço, mas tornar o projeto viável. Assim, a ideia não é simplesmente construir uma linha, mas efetivamente implantar uma modalidade de transporte.

“Nosso olhar será no sentido de criar uma linha sustentável. Vamos observar o desenvolvimento imobiliário agregado, todo o potencial de uma estação para ter serviços e gerar receita, para que o resultado final seja o mais acessível possível”, diz o presidente da CPTM, acrescentando: “Nós compartilhamos da ideia de que o serviço público de transporte precisa do poder público, precisa que o Estado aporte recursos, mas, quanto mais financeiramente sustentável for um sistema de transporte, melhor e mais rápida será sua implantação e, posteriormente, sua expansão”.

Prêmio-

O presidente da CPTM participou da solenidade de anúncio dos vencedores do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMES), que organiza a Semana de Tecnologia Metroferroviária.

O trabalho técnico “Análise de dados em auditoria para prevenção de fraudes do Sistema de Bilhetagem Eletrônica”, elaborado por Erika Aparecida Siqueira Nanci e Juliana Stark, do Departamento de Auditoria da CPTM, foi premiado na Categoria 1 – Políticas públicas, planejamento urbano, financiamento (funding), gestão de empreendimentos de transporte, tarifas e custeio do serviço. Outros cinco trabalhos da companhia também concorreram.

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