Mercado de ônibus se recupera gradualmente

Apesar de registrar retração em setembro, o segmento apresentou crescimento de 4,01% no acumulado de janeiro a setembro, de acordo com a Fenabrave

Marcia Pinna

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de veículos (automóveis, leves, pesados, implementos, motos e máquinas agrícolas), de janeiro a setembro, registraram resultado positivo acumulado de 15,9%, percentual superior aos três primeiros trimestres do ano passado e próximo às projeções divulgadas para 2024, pela entidade, em julho.

Após um início de ano com queda de quase 30% nos emplacamentos, o segmento de ônibus vem se recuperando aos poucos em 2024, segundo análise da entidade. “Mesmo com muitas negociações do programa Caminho da Escola em espera, por conta do período eleitoral, o último trimestre deve ser aquecido para o segmento e prevemos crescimento no acumulado do ano, se isso ocorrer”, afirma Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Em relação a agosto, o segmento de ônibus apresentou retração, como ocorreu com todos os outros segmentos automotivos devido ao número menor de dias úteis em setembro. A queda foi de 15,11%, com o emplacamento de 2.449 veículos, em comparação aos 2.885 ônibus emplacados em agosto. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, houve crescimento significativo de 34,41%.

E no acumulado do ano, a expansão foi de 4,01%, com 19.630 ônibus comercializados até setembro. Em 2023, o volume de ônibus emplacados de janeiro a setembro atingiu 18.874 veículos. Entre os modelos elétricos, houve avanço no acumulado do ano de 204,17%.

Ranking-

Segundo a Fenabrave, as marcas mais vendidas de ônibus no acumulado do ano, foram:

Mercedes-Benz – 9.886 (emplacamentos)

Volkswagen Caminhões e Ônibus – 4.010

Marcopolo – 2.648

Iveco -1.825

Scania – 569

Volvo – 446

Caio Induscar – 113

Agrale – 80

Higer Bus – 21

BYD – 19

Higer – 21

Ankai – 9

Veja também