A Timbro, plataforma de negócios e comércio internacional, concluiu a entrega de 4.538 toneladas de trilhos de trens para a CPTM decorrentes de licitação pública promovida pela companhia e vencida pela Timbro. No total, o volume de trilhos soma cerca de 78,5 km de barras compostas principalmente por aço carbono, cada uma com extensão de 12 metros.
A operação contemplou quatro mil toneladas de trilhos ferroviário tipo TR-57, 400 toneladas de trilhos tipo TR-68 e 138 toneladas de trilhos tipo UIC-60, provenientes da China. “O fornecimento dos trilhos para a CPTM corrobora nossa capilaridade e atuação estratégica no setor siderúrgico, dado que as principais usinas fabricantes de trilhos na Ásia são clientes da Timbro ao comprarem minérios de ferro e manganês brasileiros. Além disso, é motivo de orgulho para nós participar de importantes projetos de mobilidade urbana e infraestrutura, colaborando com a descarbonização do transporte coletivo, como é o caso dos trens, para impulsionar o crescimento do Brasil de forma sustentável”, afirma Bruno Russo, sócio-fundador e vice-presidente da Timbro.
A entrega dos trilhos também marca o ingresso da Timbro em um setor que recorre frequentemente às importações. “O Brasil não tem fabricantes de trilhos, por isso que se costuma importar esse tipo de produto. A Timbro oferece dinamismo e confiabilidade nestas operações através das suas filiais na Ásia e Europa”, complementa Daniel Saldanha, diretor de infraestrutura na Timbro.