6ª Edição do Relatório Perfil do Profissional Metroferroviário

Um dos destaques é o crescimento na participação das mulheres em áreas operacionais e em posições de liderança, refletindo os avanços na agenda ESG do setor

Redação

O portal Engenharia Compartilhada e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp) anunciam a sexta edição do Relatório Perfil do Profissional Metroferroviário, uma publicação essencial para entender as dinâmicas e tendências do setor metroferroviário no Brasil. Este relatório reúne entrevistas com representantes do setor, oferecendo uma visão ampla sobre as carreiras, tecnologia, saúde e investimentos no segmento de transporte sobre trilhos.

Embora o setor metroferroviário represente apenas uma fração da infraestrutura nacional, este estudo traz informações que vão além das particularidades da área, abordando temas que são transversais a diferentes campos da engenharia. Questões como a escassez de mão de obra qualificada, as motivações para ingressar no transporte sobre trilhos, o aumento de problemas relacionados ao estresse e burnout em ambientes corporativos e o impacto da tecnologia na produtividade são levantadas e analisadas, gerando um debate relevante para todos os profissionais do setor.

Além dos aspectos comportamentais e tecnológicos, a publicação também resume as ações das principais operadoras de transporte sobre trilhos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um dos destaques é o crescimento na participação das mulheres em áreas operacionais e em posições de liderança, refletindo os avanços na agenda ESG do setor.

O Relatório Perfil do Profissional Metroferroviário é uma ferramenta para colaboradores, líderes de equipe, investidores e dirigentes das concessionárias. Ao fornecer dados sobre as condições de trabalho, as formações acadêmicas dos profissionais e os avanços em termos de inclusão e diversidade, este relatório permite uma melhor compreensão das necessidades e expectativas dos profissionais que atuam no setor metroferroviário, tanto no transporte de cargas quanto de passageiros.

“O diálogo entre academia, indústria, operadoras e entidades do setor contribui para o crescimento dos profissionais do setor. Nesta edição, buscamos não só mapear o perfil dos profissionais metroferroviários, mas também entender os desafios e oportunidades que surgem com as novas tecnologias e demandas da sociedade”, ponderou o editor do portal engenharia compartilhada, Miguel de Oliveira.

Para o presidente da Aeamesp, Luís Kolle, essa publicação vai além de uma análise técnica, pois reflete as mudanças que o setor vem enfrentando e destaca o papel da organização como um hub de informações estratégicas. De acordo com ele, a entidade também celebra o fortalecimento das iniciativas voltadas à saúde e bem-estar dos profissionais, além da contínua promoção de eventos importantes, como a Semana de Tecnologia Metroferroviária, que contribuem para o desenvolvimento do setor como um todo.

Os leitores são convidados a se cadastrar e fazer o download da sexta edição do Relatório Perfil do Profissional Metroferroviário: https://engenhariacompartilhada.com.br/relatorio

Veja também