Setor de ônibus comemora o retorno da normalidade

A venda de 2.406 ônibus em agosto foi 64,7% superior ao mesmo mês de 2023, já a produção de 19.020 veículos nos oito meses deste ano superou em 41% o acumulado até agosto do ano anterior, segundo a Anfavea

Sonia Moraes

O mercado de ônibus registrou em agosto declínio de 3,4% no emplacamento de ônibus em relação a julho deste ano, de 2.490 para 2.406 unidades, mas em relação a agosto de 2023 (1.461 unidades) o crescimento foi de 64,7%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). “Esse é um motivo de comemoração do setor que retorna à normalidade, depois do ano desafiador que foi 2023”, destacou Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea.

No acumulado de janeiro a agosto de 2024 a venda de 13.756 ônibus foi 3,7% inferior ao mesmo período do ano passado, quando foram emplacados 14.285 veículos. Freitas esclareceu que o mercado de ônibus existe um tempo maior entre a produção do chassi até o veículo ser encarroçado, o que justifica essa pequena queda no acumulado do ano. “Já temos contratados mais de sete mil ônibus do programa Caminho da Escola, mas até o momento apenas 1.600 veículos foram emplacados”, revelou.

Ranking

No ranking de janeiro a agosto de 2024, a liderança ficou com a Mercedes-Benz, com venda de 5.796 ônibus, 22,8% a menos que no acumulado dos oito meses de 2023 (7.511 unidades). O segundo lugar ficou com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que vendeu 3.542 veículos, 3,4% acima do mesmo período do ano anterior (3.425 unidades). Em terceiro está a Agrale, que comercializou 2.250 veículos, 6,4% superior aos oito meses de 2023 (2.115 unidades).

Na sequência, está posicionada a Iveco que vendeu 1.206 ônibus até agosto, 183,1% acima dos oito meses do ano passado (426 unidades); a Scania com 504 veículos, 129,1% superior a janeiro a agosto de 2023 (220 unidades), e a Volvo que vendeu 415 ônibus, com redução de 24,7% sobre os oito meses de 2023, cujas vendas somaram 551 unidades.

Produção

A produção de 2.156 ônibus em agosto ficou 1,8% abaixo de julho deste ano (2.196 unidades), mas em relação a agosto do ano passado (2.048 unidades) o crescimento foi de 5,3%. “A redução no volume produzido em agosto é decorrente do período eleitoral, que diminui o número de pedidos”, explicou Freitas.

No acumulado de janeiro a agosto deste ano, a produção atingiu 19.020 unidades, com crescimento de 41,0% sobre os 13.490 veículos fabricados no mesmo período de 2023. Do total de ônibus produzido até agosto deste ano, 16.171 são modelos urbanos, volume 44% maior que nos oito meses de 2023 (11.231 unidades), e 2.849 são rodoviários, um resultado 26% superior às 2.259 unidades de janeiro a agosto de 2023.

Exportação

A exportação apresentou baixo desempenho, com 358 ônibus exportados em agosto, 8,9% inferior a julho deste ano (393 veículos), e 28,3% abaixo de agosto do ano passado (499 unidades). Nos oito meses deste ano, a exportação de 2.893 ônibus ficou 11,7% abaixo dos 3.275 veículos comercializados no exterior de janeiro a agosto do ano passado.

Os modelos urbanos tiveram redução de 27,9% com 1.434 veículos exportados, e os rodoviários registraram aumento de 13,4%, com 1.459 unidades. Um dos fatores que contribuiu para o resultado foi a retração no mercado interno dos principais países para onde são vendidos os ônibus brasileiros.

Entrega de ônibus do Caminho da Escola

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informa que até o dia 03 de setembro de 2024 as montadoras entregaram 1.415 ônibus escolares aos entes federados – do total de 1.500 veículos comprados por meio do programa Caminho da Escola.

Dos ônibus entregues, 973 unidades foram para o Nordeste, o que representou 68,76% do total. Para o Sudeste foram 219 ônibus escolares (15,48%), para o Sul 87 (6,15%), Centro-Oeste 78 (5,51%) e para o Norte 58 veículos (4%). O repasse aos 161 municípios totalizou R$ 86,86 milhões (R$ 86.865.174,51).

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