Com foco segurança dos motoristas e eficiência na gestão de frotas, os sócios-diretores Rebeca Bezerra Leite e Raphael da Fonte, que fundaram, há cinco anos em Recife, a scale-up Mobs2, têm verificado nos últimos meses uma forte demanda do mercado nacional por soluções inovadoras que agreguem mais valor ao tradicional serviço de telemetria avançada. No transporte de passageiros, a solução da empresa já monitora cerca de 7,5 mil ônibus.
A empresa informa que dobrou o faturamento em 2023 e prevê crescer 200% esse ano. No último semestre, algumas empresas de transporte rodoviário de passageiros registraram queda de 98% nos acidentes, segundo a Mobs2.
“Atualmente, monitoramos o desempenho de mais de 11 mil veículos, de todos os portes, que fazem parte das frotas de nossos 140 clientes, distribuídos entre as seguintes áreas de atuação: ônibus, agronegócio, ambiental, logística e infraestrutura. Estamos com negociações de contratos em andamento para dobrar a quantidade de ativos gerenciados, ampliando nossas atividades no Nordeste e Sudeste e expandindo para o Sul e Centro-Oeste. Também estamos olhando para outras oportunidades internacionais, começando por implantações na América Latina”, destaca Raphael da Fonte.
A Mobs2 vem investindo também na capacitação e no treinamento de condutores, sendo que 20 mil motoristas de ônibus estão em treinamento. “Acabamos de lançar uma plataforma educacional customizada e adaptativa com uso de inteligência artificial: a Mobs2 School. Na primeira fase, com a ajuda da inteligência artificial, estamos treinando mais de 30 mil motoristas com cursos, conteúdos personalizados e testes de aprendizagem. Já temos uma fila de empresas querendo implementar a novidade, pois perceberam um grande valor para a gestão de pessoas”, reforça Fonte.
Com a Mobs2 School, que pode ser conectada à solução de telemetria da própria Mobs2 ou de qualquer outra telemetria, é possível monitorar o padrão de condução de cada motorista, de forma individual, identificar pontos favoráveis e outros que podem ser melhorados e agir diretamente na resolução dessas falhas e desenvolvimento de habilidades específicas por meio de uma plataforma digital interativa e de fácil utilização.
A escola disponibiliza testes de aprendizagens e conta com ensino on-line, contendo vídeos curtos, dinâmicos e interativos, de modo que o motorista consiga captar e reter facilmente as principais mensagens de cada pílula de conteúdo. Do outro lado, temos as empresas acompanhando a evolução dos seus profissionais. “A ferramenta torna a empresa contratante uma aliada do motorista para o cumprimento de uma jornada eficiente e um relacionamento mais próximo”, enfatiza Rebeca Bezerra Leite.